Vamos conferir algumas digas para aprender a tirar fotografias mais deslumbrantes em festas e ocasiões especiais.
Um casamento ou recepção. Uma festa de praia exuberante ou um concerto espetacular. Um evento solene ou talvez até triste. Há motivos suficientes para as pessoas terem um motivo especial para se reunir. Situações em que reina a emoção de todo e qualquer tipo que se possa imaginar. Momentos em que é preciso explorar a fotografia ao máximo. Neste artigo, você vai receber algumas sugestões práticas para usar corretamente a sua câmara em todos os tipos de situações (festivas). Bem como dicas criativas para tirar mais partido do ambiente, das pessoas presentes e de si próprio.
1- Dê uma oportunidade a vela
Muitas festas acontecem à noite, em que a iluminação está de acordo com a ocasião ou o local. A luz de vela, as lanternas chinesas ou as tochas de jardim proporcionam uma atmosfera especial que gostaria de registar. Com o flash na posição automática, as oportunidades de registar essa atmosfera são escassas porque o flash sobrepõe-se à luz do local. O resultado é um primeiro plano fortemente iluminado sobre um fundo escuro. Pode evitar que isto aconteça programando o flash para o modo de espera, juntamente com uma função que seja adequada para ambientes mais escuros. Encontra esta função na câmara em ‘C’, ‘Cena’ ou ‘Cenário’.
Olhos vermelhos: Se usar um flash, evite tirar fotografias de pessoas como se tivessem saído de um filme de terror, com olhos vermelhos iluminados. Este efeito surge porque as pupilas dilatam-se no escuro e não reagem suficientemente rápido ao flash. No modo ‘redução do efeito de olhos vermelhos’, a câmara emite primeiro um pequeno flash preliminar. Na altura em que tirar a fotografia, as pupilas já tiveram a oportunidade de se adaptar.
2- Não dê Sorte para o Azar
Caso você esteja fotografando os convidados em uma festa, tire pelo menos três fotografias da mesma pessoa ou grupo de pessoas. Geralmente, as pessoas são apanhadas de surpresa quando lhes aponta uma câmara. Tornam-se inseguras ou até tímidas e comportam-se de maneira diferente do habitual. Quase ninguém fica natural.
Tire várias fotografias e fale com as pessoas
Se tirar várias fotografias, as pessoas acostumam-se e começam a ser mais espontâneas. Ainda mais se continuar a falar com elas. Estão atentas a si e não à câmara. Também há um motivo prático para proceder desta maneira. Quantas mais pessoas estiverem numa fotografia, maior é a hipótese de alguém ficar com os olhos fechados ou não ficar tão bem retratado. Em suma: quantas mais fotografias tirar, maior é a hipótese de conseguir uma imagem espetacular!
Evite “tiros de sorte”.
3- Tirar Fotografias em Shows
Um Show inesquecível da sua banda preferida. A sala de espetáculos ou o estádio está esgotado e o ambiente é impressionante. É mais provável que esteja escuro, pelo que terá tendência a usar o flash. É inútil porque o vocalista ou a banda está muito longe. O que o flash vai mostrar com detalhes extremamente nítidos é a parte de trás das cabeças de quem estiver à sua frente. Mas provavelmente não veio à procura disso.
Tire o máximo partido da situação
Neste tipo de situação, desligue o flash e tente tirar o máximo partido possível da situação. Com uma câmara compacta, não consegue captar detalhadamente as pessoas em palco. Pode tirar uma fotografia panorâmica deslumbrante do público e do palco. Selecione o modo noturno em ‘C’, ‘Cena’ ou ‘Cenário’ e segure firmemente a câmara. Pode ser difícil no meio da multidão, por isso procure um local onde tenha algum apoio como, por exemplo, uma parede ou uma vedação.
4- Concentre-se nos detalhes
Além de tirar fotografias normais, tente ligar aos detalhes em vez do conjunto todo. Um anel que percorre um dedo é muito mais intenso do que duas pessoas a fazer “algo” com as mãos uma da outra. Uma caneta que desliza numa folha de papel diz mais do que alguém a assinar. Uma faca que desaparece no bolo é mais artística do que a inevitável fotografia do casal a cortá-lo. Seja criativo e concentre-se nos detalhes que simbolizam uma situação ou um ato. Examine também a maneira como foi decorado o local. Fotografe as serpentinas, uma bandeja com taças de champanhe ou uma mesa decorada com pompa e circunstância antes de começar o jantar. Também neste caso se aplica o mesmo, ou seja, um guardanapo dobrado de forma artística pode dizer mais do que vinte mesas postas em fila.
5- Fotografias de Grupo
Quando fotografar um grupo de pessoas, tem de ter em conta alguns aspectos. Primeiro, você provavelmente vai querer apanhar todo mundo. Por isso, veja se há distância suficiente, certificando-se ao mesmo tempo de que todas as pessoas ficam visíveis. Apesar de tudo, uma fotografia de grupo é inútil se não conseguir ver quem é quem. O grupo é muito grande? Tire a fotografia a partir de um plano superior. Por exemplo, a partir de uma varanda. Também deve evitar que as pessoas adotem uma pose “lânguida” enquanto esperam pela fotografia. Continue a falar com o seu público e explique-lhe o que está fazendo. Melhor ainda: diga-lhes para falarem umas com as outras. Só quando fizer sinal é que elas têm de olhar todas para a câmara. Repita este procedimento várias vezes. Desta forma, dissipa a tensão e cria uma situação o mais natural possível
6- Fogos de Artifícios
Numa noite de passagem de ano ao ar livre, os céus parecem um enorme mar de fogo. Quer fotografar as cores e as formas desenhadas pelo fogo-de-artifício? Utilize o modo especial que se encontra na câmara em ‘C’, ‘Cena’ ou ‘Cenário’. Vai reconhecer imediatamente o símbolo. Esta função assegura automaticamente uma velocidade do obturador mais baixa. Neste caso, é muito importante que segure firmemente a câmara, por que qualquer tremida ou movimento desfoca a foto. É melhor utilizar um tripé, mas também pode pousar a câmera no chão e utilizar o temporizador. Se não quiser ver apenas o que está a acontecer diretamente por cima, aumente o ângulo, posicionando a câmera num plano inclinado como, por exemplo, sobre uma pedra ou caixa de fósforos.
7- Seja um Paparazzo
As pessoas são mais espontâneas quando não estão sendo observadas. Se quiser fotografar os convidados numa festa ou recepção com a maior naturalidade possível, é melhor se eles não se aperceberem o que está fazendo. Segure firmemente a câmea e, à distância, dê um zoom e amplie a imagem das pessoas conversando. Muito provavelmente, vão pensar que está a fotografar o retrato de alguém no primeiro plano. Primeiro, examine as pessoas durante algum tempo e tente descobrir se têm alguma postura característica. Ande à volta e jogue com os diversos ângulos, em vez dos instantâneos comuns tirados de frente.
Dicas para Iniciantes
A sua câmara tem muitas mais possibilidades do que as anunciadas aqui, para obter mais de si e tirar fotografias mais deslumbrantes, muita gente não se aventura no menu da câmera para experimentar novas funções que ainda não conhece. É compreensível, mas seguramente desnecessário. Experimente, não se deixe intimidar. E se não souber como continuar, desligue a câmara e volte a ligá-la! Se já tira fotografias há muito tempo e as sugestões acima são óbvias para si, pode se beneficiar mais com os conselhos a seguir.
8- Fotos na Balada
Pessoas a dançar num ambiente exuberante e fumacento. Metade no escuro, metade iluminadas por luzes a piscar e focos de luz forte. Fatores que não facilitam em nada o trabalho de um fotógrafo. Mesmo assim, pode tirar fotografias espetaculares num cenário destes. Mas vai ter de controlar a situação por si próprio. Se quiser obter efeitos magníficos, em que não consegue ver rostos mas sim sombras em poses descontraídas, ajuste a classificação ISO de modo a tornar a sua câmara mais sensível à luz. As possibilidades variam em cada câmera e as classificações podem ir de 800 a 1600.
9- Flash Auxiliar
O flash standard incluído na sua SLR (single-lens reflex) tem um alcance máximo. Isto significa que pode deparar-se com as respectivas limitações enquanto tira fotografias numa festa. Com um flash auxiliar, as possibilidades aumentam drasticamente. Para se certificar de que a luz do flash não torna o motivo demasiado ‘rígido’, equipe-o com um difusor especial. O difusor ‘espalha’ a luz do flash e as suas fotografias ficam mais ‘quentes’.
10- Brinque com a Velocidade do Obturador
Digamos, por exemplo, que quer fotografar pessoas em movimento num ambiente escuro. Podem ser recém-casados durante a dança de abertura na recepção ou uma fotografia de alguém em movimento em uma boate. Nestes casos, é bom e, por vezes, necessário utilizar uma velocidade do obturador mais baixa.
Pode programá-la manualmente no modo ‘C’, ‘Cena’ ou ‘Cenário’. Consoante a quantidade de luz ambiente e a velocidade de movimento, pode ir de 1/30s a 1/15s ou até 1/8s. Desta forma, pode produzir fotografias deslumbrantes. Ainda mais se o corpo de uma pessoa estiver quase total e nitidamente focado (como se a imagem ficasse ‘congelada’ durante o flash) e, por exemplo, o seu longo cabelo ficar desfocado na fotografia. Observe atentamente os movimentos de uma pessoa e tente segui-los. Não é fácil, mas a prática leva à perfeição.
Encontre os melhores fornecedores de Foto e Vídeo no Guia Caldas Festas e Eventos.
fonte: Mundo Pic
Nenhum comentário:
Postar um comentário