Para a maioria das mulheres apenas a caixinha de um anel já pode causar muita histeria, imagine então a aliança! Mas se você quer saber mais sobre estes anéis, veja algumas curiosidades que provavelmente você não conhecia.
Esse simples (ou muito elaborado) anel possui um significado muito grande para os noivos. Pois é, ainda que existam os mais variados estilos, um anel no dedo anelar esquerdo possui um único sinônimo, o de compromisso. Mas vamos mais a fundo hoje para desvendar curiosidades das alianças que a maioria não sabe!
1. Início da tradição
Alguns dizem que a tradição religiosa se iniciou com os hindus, que usavam os anéis para representar o casamento. Já outros dizem que se iniciou em 1477 com Maximiliano de Austria, Imperador Romano, entregando um anel de diamante à María Borgoña para demonstrar o seu amor. Mas, o que sabemos por certo, é que o costume caiu no gosto dos noivos mundo a fora!
2. Porque um anel?
O que faz um anel mais especial que uma pulseira, um colar ou um brinco? A resposta está em sua forma. O círculo perfeito traduz o infinito, pois não é possível identificar onde se inicia e onde se termina, e é isso que esperamos quando nos casamos.
3. O dedo anelar
Os romanos acreditavam que no dedo anelar esquerdo passava uma veia do coração, a chamada por eles “vena amoris”. Então que dedo mais adequado para colocar o símbolo do amor eterno se não aquele que passa a veia do coração?
4. Alianças no Brasil
Nós possuímos costumes próprios até quando o assunto é anel. Aqui, os casais começam a usar alianças de compromissos antes mesmo do casamento. Esse costume vem sendo adotado somente há pouco tempo em países europeus. Sabemos que é muito comum usar alianças de namoro para demonstrar o compromisso entre os casais.
5. Por que os diamantes como protagonistas?
A escolha dos diamantes também não é mera coincidência. O diamante é a pedra natural mais dura que existem, e dizem que até indestrutível. É o mesmo que se espera de um compromisso e do casamento.
6. A idade dos diamantes
Hoje já se pode criar diamantes sintéticos em um prazo de apenas 4 dias. Mas os diamantes naturais mais jovens que existem possuem pelo menos 900 anos de antiguidade. Provavelmente agora consegue entender o item anterior, de ser indestrutível.
7. O material de base
O ouro, branco ou amarelo, geralmente é o principal material escolhido pelas noivas para fabricação das alianças. Mas também, atualmente, existem outras opções de metais como base, que dão o mesmo efeito mas com valores mais baixos.
8. Quanto tempo o noivo demora para escolher?
Escolher o anel perfeito não é uma tarefa nada fácil, ainda mais quando se toma a decisão pelos dois. Muitas vezes os noivos fazem a escolha juntos, mas para aqueles que querem surpreender as noivas esta escolha pode levar algum tempo.
As estatísticas dizem que, em uma média geral, os noivos levam 3 meses procurando o anel perfeito, visitam mais de 4 joalherias diferentes e analisam cerca de 27 modelos! Pois é noivos, é um longo trabalho para um grande e prazeroso significado!
9. A aliança mais caro do mundo
Beers Platinum possui na sua coleção a aliança mais cara do mundo. Pesa 9 quilates e custa 2 milhões de dólares!
10. O mês do compromisso
Se levássemos em conta apenas a lógica, diríamos logo de cara que o mês de junho é quando as pessoas mais se comprometem, mais especificamente no dia 12, dia dos namorados. Mas, em cenário mundial, a verdade é que o mês de dezembro é a época em que a maioria dos homens resolvem fazer o tão esperado pedido!
casamentos.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário