Joker Fotografia
Sim, para os homens também existem infinitos tipos de sapatos, cada um para cada tipo de traje, e essa escolha não é tão simples.
Antes de mais nada, é importante definir qual o estilo de roupa que o noivo irá vestir, já que isso determinará o resto dos complementos do look. Para a escolha do traje, leve em conta também o estilo do casamento.
Monique Angelis Fotografia
Definido o estilo do traje chega a hora da escolha dos sapatos! O protocolo diz que eles devem ser de couro, lisos, pretos, fechados, de ponta redonda, de boa qualidade e cômodos. Parece que não sobram muitas opções com tantas especificações, mas acredite, existem muitas variações.

Modelo Oxford

Este modelo é mais tradicional e clássico. Geralmente sem muitos detalhes e pode ser de couro preto envernizado que dá mais brilho aos pés.
Se veste fraque ou terno, ele compõe o look de maneira mais formal, já que cumpre todos os requisitos que o protocolo pede. Não há como errar com este tipo de sapato, é o seguro para os noivos em dúvida e que realizam casamentos clássicos.
Para quem optou pelo fraque, o sapato Oxford é a única combinação.

Modelo Legarte

Protocolo
Um meio termo entre Oxford e Derby. Se parece muito com o Oxford, porém é menos clássico. Também possui costura prussiana mas de forma dupla para decorar mais o sapato.
Cada vez mais os noivos optam por este modelo quando buscam por looks menos formais. Combina bem com os ternos, mas não com os fraques.

Modelo Bluncher ou Derby

Também um modelo clássico e elegante, mas menos solene que o Oxford. Geralmente possue mais detalhes e costura prussiana mais trabalhada. A regra é a mesma dos outros casos, quantos mais detalhes, mais informal é o sapato.
É um estilo que permite que os noivos joguem com os trajes tradicionais combinados com elementos modernos, dando um resultado despojado e jovial.

Modelo Burford

Polyanna Araujo Fotografia Artística
Um modelo com o bico mais comprido e fino que dá o ar mais descontraído ao look do noivo. Lembra o estilo do Oxford, pois é liso e sem muitos detalhes, mas a costura inglesa consegue um resultado final menos clássico.

Modelo Oxford de Charol

Protocolo
Geralmente usado com trajes de festa e não de cerimônia. Atualmente é muito usado com smoking ou trajes black tie. São sapatos envernizados perfeitos para quem busca manter uma linha mais moderna.

Modelo Monsk Trap

Jimmy Choo
Modelos fabricados em couro com fivelas laterais. Foge dos parâmetros tradicionais estabelecidos pelo protocolo, e pode trazer um toque inovador e até um pouco rebelde ao look.
É considerado menos formal que o Oxford mas ainda mais sofisticado que os Mocassins. Para evitar que as favelas enganchem na barra, opte por calças com barra mais estreitas ou curtas. Combinam com blazer e calça de alfaiataria e camisa.

Mocassim

Davi Santi
Perfeito para casamentos com traje esporte fino. Geralmente os noivos que escolhem este estilo optam por uma cerimônia e festa menos clássicas. Também combinam com casamentos realizados de dia e na praia.
Este tipo de sapato é de couro ou camurça marrom, sem fivelas e lembram o estilo marinheiro. Fazem a combinação perfeita com peças de roupa em tons de azul claro, branco e até com suspensórios.