segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

AGENDA DA NOIVA- O QUE FAZER MÊS A MÊS

Eu sei, é comum, quase todo site ou blog de casamento tem, mas cá entre nós: para quem esta começando a organizar um casamento  (e na maioria das vezes é pela primeira vez) é fácil se perder no meio de tantas tarefas e assuntos para tratar e resolver de uma única vez então, qualquer ajuda para se organizar é bem-vinda não é mesmo? Aqui, fiz um resumo das etapas e dos assuntos mais importantes quando falamos em organizar um casamento, mas esta longe de ser a lista completa e perfeita…é somente uma referência para você consultar e se organizar. Espero realmente que lhe seja útil, boa sorte!

18 meses antes

* Comecem a poupar

Sei que não é muito legal começar já falando em dinheiro, mas os preparativos que estão por vir requerem que os noivos estejam economicamente preparados.
Além do casamento em si, muitos casais tem ainda a casa para construir ou reformar, e acreditem, levar as duas coisas ao mesmo tempo não é nada fácil, digo por experiência própria e de tantas outras amigas e leitoras aqui do blog que se casaram e que compartilharam suas experiências.  Comece estabelecendo um orçamento (o máximo  que pretendem gastar) para seu casamento e comecem a poupar desde já.
a

* Onde morar

Já tem onde morar? Vão construir, comprar uma casa pronta, reformar ou alugar um apartamento? É hora de conversar e definir onde será seu futuro lar. E esta definição pode impactar diretamente os planos para o casamento, afinal, cada casal tem uma realidade: uns preferem priorizar a casa, outros, a viagem dos sonhos e ainda há aqueles que querem se casar com tudo o que tem direito. Seja qual for seu plano para um casamento,  é importante pensar em como será o depois, e isto necessariamente envolve a questão do lugar para morar.
a

12 meses antes

* Marcando a data

Quase todo mundo sente um friozinho na barriga quando marca a data do casamento. Natural, afinal, é quando o sonho começa a ter dia e hora para acontecer. Marcar a data é muito importante porque nas etapas a seguir, muito do que você for pesquisar ou reservar estará vinculado à data do casório. Não esqueça de considerar a questão da estação do ano (para casamentos ao ar livre isto é muito importante), feriados, datas de eventos no Brasil (como a Copa e Olimpíadas) e ainda lembre-se que casar-se nos dias e locais mais concorridos requer planejamento com muita antecedência (onde 1 ano pode não ser suficiente) e que isto pode significar ter que gastar mais para realizar o casamento no lugar desejado. Sábado é o dia da semana preferido, e todos os outros dias podem ser boas opções para quem deseja (ou precisa) economizar.  Há também quem marque a data do casamento coincidindo com o período de férias do casal, assim terão mais tempo para fazer a viagem desejada, se for seu caso, já adiante os planos com sua chefia e deixe acertado a questão das suas férias para evitar qualquer transtorno.
a

* Noivado

Há quem não se sinta realmente noiva se não houver um pedido formal ou uma festa de noivado. Temos que considerar também que em algumas famílias tradicionais ou em certas religiões, a coisa toda precisa ser formalizada, logo, o evento noivado é muito esperado. Se você por um motivo ou outro deseja noivar, a escolha da data é um ótimo momento para contar a todo mundo sobre o casamento! Tem gente que faz festão, outros só um almoço entre as famílias, tem gente que corre para atualizar o status no Facebook ou que decidem enviar um Save the Date…Não importe qual for seu estilo, o importante é que vocês estão dando um grande passo e se quiserem comemorar com um noivado, será uma ótimo momento para pegar muitas dicas, dividir os planos, aproveitar a presença de amigos  num momento tão especial.
a

* Escolha seu estilo/ tipo de casamento

Com data e horário definidos, escolha o estilo de casamento que mais combine com vocês.  A família é muito grande e isto necessariamente vai gerar um festão ou pretendem fazer uma cerimônia para os íntimos em casa? Esta pensando em casamento no civil e depois oferecer um almoço para os familiares e amigos? Quer uma festa tradicional ou quer um casamento campestre, na praia? Já perguntou para seu noivo (a) o que ela pensa sobre como seria o casamento de vocês? Escolher o estilo é definir detalhes como estes que irão determinar todo o restante da organização e ajudar os profissionais a traduzirem os seus gostos pessoais versus o orçamento disponível. Conversem e decidam o que será melhor para vocês no momento e tenham em mente que a união de vocês é o que importa, nada fará sentido se o casamento for para os outros, para atender expectativas alheias…Atenda seu coração e faça tudo com amor.
a

* Procure um cerimonial ou assessoria

Não é questão de luxo não meninas, contratar um serviço de cerimonial ou assessoria para casamento ajudará e muito em toda a organização e execução do casamento. Ajuda, inclusive, a reduzir custos pois estes profissionais tem experiência no ramo, conhecem diversos fornecedores e possuem muitos contatos que certamente você não tem. Se pretende contratar este profissional este é o momento ideal para começar a usufruir de seus serviços. Se não tiver condições, tudo bem, não tem regras aqui dizendo que isto é item obrigatório, mas tenha em mente que você vai precisar se organizar muito bem, pedir ajudar, pesquisar bastante e no dia, precisa pensar em quem vai conduzir a organização, afinal, você é a noiva e não vai poder cuidar dos detalhes no grande dia.
a

* Faça pré-reserva com alguns fornecedores

Pode parecer loucura, mas muitos fornecedores (fotógrafos por exemplo) já não tem disponibilidade em suas agendas mesmo com um ano de antecedência (aconteceu comigo quando eu queria contratar a Rafaela Azevedo). Então, se possuem alguma preferência que não desejem abrir mão (um celebrante ou juiz de paz em especial, local para festa, fotógrafo, estilista, etc) procure-o agora, e faça uma pré-reserva.
a

* Começe o enxoval

Ah, que coisa mais antiga! Não é coisa do passado não meninas, juro!  Toda a linha de cama, mesa e banho e diversas outras coisas para casa são caras, então comece a comprar aos poucos tudo o que você irá precisar. Nem tudo o que você precisa para sua casa será dado como presente (não conte com isso) então se for adquirindo os itens aos pouquinhos, você não não precisará gastar uma fortuna logo depois do casamento (quando estiver sem grana e  notar que precisa ainda de muitas coisinhas para a casa…).
a

10 meses antes

* Faça a lista de convidados

Uma das partes mais delicadas de toda a organização, então, mantenha a calma e defina um limite de pessoas. Este será o número que você usará para realizar a reserva do espaço bem como buffet entre outras negociações. A lista vai ser revisada várias vezes (fato!) mas tente pensar o seguinte: quem realmente faz parte da vida e da história de vocês e que desejam compartilhar este momento?
a

* Reserve o local da cerimônia/festa

Se a igreja ou local onde pretende se casar ou realizar a festa for muito procurado, é preciso ficar atenta para não perder os prazos. Nestes casos muitas igrejas tem um agenda fechada com prazo definido para começarem a marcar os casamentos daquele ano e você tem que ficar esperta para não perder a programação. Já em salões, chácaras ou outros lugares também mais procurados, você precisa se informar quanto a disponibilidade e preços (de um ano para outro eles costumam reajustar os valores, fique atenta!) Faça uma lista dos lugares desejados e vá anotando preço, localização, se o local possui área de estacionamento, e claro, se tem a data que deseja. Com  estas informações ficará mais fácil decidir sobre qual será a melhor alternativa, comparando os lugares e o que eles oferecem.
a

* Escolha dos padrinhos

Eles também precisam de um tempo para se organizar e certamente vão querer ajudar neste momento especial. Então, quanto antes puder definir quem serão os padrinhos e madrinhas do casamento e convidá-los pessoalmente, melhor.
a

* Informe-se sobre curso de noivos e toda documentação necessária

Para os católicos, curso de noivo é obrigatório, veja quando você deverá fazer o seu para se programar. Quanto a documentação para a união civil, qualquer cartório da cidade tem todos os detalhes que precisa saber.
a

* Inicie as pesquisas e cotações

Comece pelos itens mais pesados: buffet (comes & bebes), locação de espaço, decoração, fotografia e filmagem, banda/DJ, vestido de noiva, viagem de lua de mel… Faça dois ou mais orçamentos e organize tudo em uma pasta ou agenda para que tenha como comparar preços e condições de pagamento. Vá a degustações, apresentações de bandas, feiras de noivas, workshops na sua cidade, e comece a contratar os principais serviços acima citados. Peça referências, pesquise a procedência dos fornecedores na internet, consulte indicações (o e-Noivas tem um Guia de Serviços criado especialmente para esta etapa!)  e não deixe de ler todos os detalhes do contrato ao fechar com cada fornecedor. É o seu casamento que começa a tomar forma…
a

08 meses antes

* Vestido de noiva

Chegou a hora de pensar no vestido de noiva dos sonhos. Pesquise muito, há milhares de opções e estilistas diferentes no mercado. Aproveite e veja com o noivo se ele vai escolher o traje sozinho ou se quer sua ajuda.Neste post aqui tem muitas dicas de como encontrar o vestido de noiva ideal!
a

* Convide damas e pajens

Se na sua família tem crianças, comece a pensar em quais você gostaria de convidar e fique atenta a possíveis detalhes como a idade da criança (o pessoal diz que acima de quatro anos é uma boa idade), disponibilidade dos pais em participar do casamento, quantas crianças serão envolvidas.  É natural pais e noivos entrarem em um acordo quanto aos gastos em relação a este convite (as despesas de locação de traje desejado pela noiva por exemplo). Combine certinho e não esqueça de que dependendo da criança, ensaios serão necessários.
a

06 meses antes

Chegou a hora de mergulhar nos detalhes. Aqui, é importante que os itens mais complexos (e caros) já estejam definidos.

* Convites

Comece a pesquisar os fornecedores e pensar no estilo de convite de casamento que enviará aos convidados.  Entregar os convites não é tarefa fácil, então eles tem que estar prontos no mínimo a dois meses do seu casamento para dar tempo de entregar a todos. Aqui você encontra um passo-a-passo que escrevi sobre convites.
a

* Acessórios

Que tal já pesquisar e escolher itens como acessórios que deseja usar, sapato da noiva, seu buquê (e os das daminhas), lapela do noivo? Muitas vezes a gente tem que pesquisar muito até encontrar aquele detalhe que faltava, então é bom começar a pesquisar (e a adquiri-los) já.
a

* Cabelo e Maquiagem

E em falar em acessórios, é hora de pensar em você como noiva! Ah que delícia! Como muita coisa já estará definida (como o horário do casamento, vestido de noiva) você terá condições de pensar em penteados, maquiagem, onde e como quer se arrumar no grande dia, se vai convidar alguém para ir com você, se irá contratar os serviços de ‘Dia da Noiva’, etc. Pesquise as opções existentes próximo ao local onde vai se casar para facilitar o deslocamento, ou mesmo uma profissional que possa ir até sua casa ou o local onde vai se casar (ótima opção para quem quer evitar os burburinhos dos salões de beleza).
Bom momento para falar também da sua saúde, condição física. Se estiver pensando em fazer algum tratamento (como para pele por exemplo) ou qualquer coisa assim, comece já. Não esqueça que praticar exercícios, alimentar-se direito além de saudável vai te ajudar a combater o estresse de tanto trabalho organizando o casamento (porque cansa gente, são muito detalhes!)
a

* Chá de panela

As amigas já estão falando de chá-bar, chá de panela/cozinha? Geralmente este evento acontece uns 3 ou 2 meses antes do casamento, mas vocês podem combinar os detalhes do evento desde já. E se não quiser este tipo de festa, é bom deixar claro desde já (vai que alguém já esta pensando nisso por você? rsrs). Fiz um post chamado ‘Como organizar um despedida de solteira’, quem sabe não te ajuda nesta fase.
a

4 meses antes

* Prova do vestido (oba!)

E começa a fase das provas! São várias então pergunte exatamente quantas terão para você se programar. Aproveite e veja os detalhes dos trajes de damas e pajens, se for o caso.
a

* Compra das alianças

Talvez você já as tenha recebido no noivado, se não, a hora de escolheram é agora!
a

* Faça a lista de presentes

Quando você começar a distribuir os convites de casamento, automaticamente as pessoas vão perguntar sobre lista de presentes, perguntar o que vocês estão precisando para casa ou ainda em como seria possível ajudá-los. Então, estejam preparados: montar listas de casamento é possível tanto pela internet quanto pessoalmente em alguma loja, leva tempo, e de sábado geralmente é preciso agendar um horário para ser atendido na loja. Use o bom senso e escolha produtos que realmente vai usar (úteis) e de preços variados para que convidados de diferentes condições financeiras possam presentea-los. Já tem casa montada e não quer fazer lista? boa notícia é que fazer cotas de viagem ou outras alternativas como ganhar dinheiro mesmo já não soam tão estranho como antigamente, então, veja o que melhor atenda vocês e diga ao seu convidado quando ele perguntar (se, ele perguntar, claro!).
a

* Site dos noivos

Esta pensando em criar um site com a história de vocês, mapa de localização, confirmação de presença, indicações de onde estão as listas de presentes e tudo o mais que achar útil informar? A hora é esta! Existentes inúmeras versões (pagas ou gratuitas) disponíveis. Escolha a que melhor te atenda e mãos a obra!
a

* Distribuição dos convites

Se já estiver com os convites em mãos, comece a distribuí-los pelos familiares ou amigos mais distantes.
a

3 meses antes

* Lista de convidados (de novo?!) 

Faltando três meses para seu casamento acontecer, uma coisa que tem que estar resolvida e detalhada é a lista de convidados do casamento. Até para o caso da entrega dos convites (caso falte alguém) mas principalmente, para a confirmação de presença. É muito importante e não deixe de pedir que as pessoas confirmem, afinal, você não quer desperdiçar seu dinheiro com convidados que prometem mas não vão né?
a

* Lembrancinhas

Pensando em oferecer aos convidados bem-casados ou alguma lembrancinha diferente? É a hora de encomendar tudo. Não esqueça de testar o produto (ou de degustar) antes de fazer o pedido. Ah, aproveite e já resolva se vai comprar os acessórios malucos para a pista de dança…(você sabe, aqueles que aparecem em toda foto do pessoal dançando…)
a

* Ensaio de fotográfico

Pode acreditar, quanto mais próximo do seu casamento, mais complicado ficará de usar um fim de semana para fazer algo diferente, como um ensaio fotográfico, então se um ensaio bem lindo estiver nos planos de vocês, esta seria uma boa hora.
a

* Documentação para o casamento

Nesta fase é importante já estar com tudo em mãos para o casamento civil e religioso também.

* Detalhes da decoração

Você pode até já ter decidido tudo, mas se desejar rever algum item da decoração (ou até do cardápio do buffet) peça uma reunião e faça isto neste momento, para que seus fornecedores tenham tempo de agir.
a

* Carro da noiva

Como você deseja chegar ao casamento? Carro, carruagem, de moto! O que você quiser, esta é a hora de escolher…
a

2 meses antes

Daqui para frente será muito mais o ‘fazer’ do que o ‘planejar’. O casamento esta chegando, hora de rever tudo o que falta e correr atrás das pendências!

* Hora do checklist

Boa hora para você parar e analisar todos os itens da organização do casamento. O que esta faltando resolver? O que é preciso reconfirmar? Estabeleça prioridades e peça ajuda se faltar muita coisa da organização. Tente receber um ok de cada fornecedor por email ou telefone para garantir que ele leu e que sabe o que espera dele, no dia e hora combinados.
a

* Noite de núpcias

Vai para a casa mesmo ou para algum hotel? Hora de pensar neste detalhe.
a

* Mande polir as alianças

Para deixa-las tinindo (e agende data de retirada).
a

* Play list (músicas do casamento)

Para alguns, parte indispensável escolher uma a uma as músicas que serão tocadas na festa. Eu defini o estilo e deixei rolar, mas se você quiser ser especifico, prepare e entrega sua lista aos músicos da festa e da cerimônia (aliás, as da cerimônia eu escolhi cada uma!)
a

30 dias antes

* Últimas provas

Vestido de noiva (aproveite para testar com o sapato, importante!), maquiagem e cabelo. Hora de provar e de concluir tudo.
a

* Chá de panela

Se ainda não aconteceu, esta na hora de fazer a festinha com as amigas (e/ou amigos) já!
 a

* Começam a chegar os presentes!

Esta hora é tão legal! Começa a chegar presentes de todos os lados! Aproveite e reveja seu enxoval para ver se não esta faltando nada indispensável de ter (travesseiros, por exemplo…rsrs). E também vá marcando de quem ganhou para poder agradecer depois (pessoalmente ou com um cartão).
a

* Convites entregues

Com apenas 1 mês antes do casamento, nenhum convite pode ficar sem entregar (é ruim quando somos convidados em cima da hora para um evento como este né? Então não deixe de entregar os seus ok?)
a

* Confirmação de presença

Hora de respirar fundo e cobrar as confirmações que faltam.
a

* Agende serviços de beleza

Agende os serviços como depilação, design de sobrancelha, limpeza de pele para uma semana antes do casamento.
a

15 dias antes

* Confirme tudo!

Tudo tudo mesmo! Fale com os fornecedores, inclusive com aqueles cujo serviço vocês usarão logo depois do casamento, como o hotel da noite de nupcias (se for o caso), passagens e hotel da lua-de-mel. Alguns cerimoniais / assessoras fazem isto por você, bem como toda confirmação da lista de convidados. Eu por exemplo confirmei até na igreja, e acreditam que o padre não foi avisado do casamento??? Mas isto fica praoutro post…rs
a

* Arrume a casa

Se forem morar em um novo lar, é bom conferir se tudo esta limpinho e basicamente organizado…Peça ajuda, organize os presentes, adiante a mudança das coisas de vocês da casa dos pais para a nova casa, e dá até para adiantar a compra de alguns itens de alimentos para abastecer a casa (não perecíveis né?)
a

* Itens do noivo

Boa hora para checar se esta tudo certinho quanto aos itens do noivo, como traje, sapatos, corte de cabelo (bom lembrar ele! rsrs).
a

* Busque suas alianças

Se mandou polir, hora de busca-las e combinar quem será responsável por levá-las à cerimônia.

01 semana antes

Já esta roendo as unhas de ansiedade? Ou esta tão calma que chega a assustar??

* Buscar seu vestido de noiva

Ultima prova (apenas para conferir mesmo!) e então nesta semana você já leva seu vestido para casa.
a

* Faça as malas

Para a noite de nupcias ou viagem de lua-de-mel já comece a organizar tudo o que quer levar e deixar suas malas prontas, assim como toda documentação que precisar (passaportes, vistos, etc).
a

* Semana da beleza

É nesta semana (de preferência faltando 2 dias para o casamento) que chegou a hora de se cuidar: depilação, sobrancelha, algumas noivas adiantam a manicure…Cuide-se e aproveite o momento.

O grande dia chegou! 

O dia vai amanhecer lindo e tudo vai dar certo! Gente querida virá de toda parte, haverá muitos beijos, abraços, muitos desejos de felicidades, de boa sorte! Curta cada minuto, desde cedinho até quando fechar os olhos para dormir depois que tudo acontecer. Aproveite, mas aproveite mesmo porque passa rápido, é quase injusto! O dia voa, e quando você percebe, já acabou…
Se acontecer algum contratempo, peça ajuda, chame alguém para ajudar, procure realmente aproveitar tudo, nada de estresse, nervoso ou de ligar para coisas que não merecem sua atenção neste dia.
Você se preparou, você desejou, e o grande dia de vocês chegou, então, aproveite!

fonte: Blog e-Novas

Nenhum comentário:

Postar um comentário