segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Como construir um fogão de alta eficiência ao ar livre com 70 reais


fogao-1

1- INTRODUÇÃO
Você gosta de cozinhar ao ar livre? Adora a fragrância do pão fresco e da pizza? Gosta de comer na companhia de amigos e mostrar suas habilidades culinárias? Se a resposta é sim, mas você não quer gastar uma fortuna em um fogão a lenha, neste artigo vamos explicar como é possível construir o seu próprio fogão de alta eficiência. Se você tiver um jardim ou um espaço aberto grande o suficiente para poder posicionar um fogão, então, arme-se com paciência, escolha o material certo e o tamanho certo.
A solução que oferecemos é muito simples e barata. Este fogão é uma excelente ideia para assar pizza e pão aromatizado, mas também é um grande exemplo de uma tecnologia simples que não depende de combustíveis fósseis, nem para construí-lo nem para usá-lo. Você só vai precisar de materiais reciclados para sua construção e, obviamente, lenha para cozinhar o que você quiser. Para otimizar o tempo e aumentar a diversão, você poderia pedir a ajuda de alguns amigos, talvez aqueles que irão comer depois na sua casa. Afinal de contas, você também precisa de algumas garrafas de cerveja vazias ;). A construção deste fogão é uma ótima atividades ao ar livre para as crianças que adoram trabalhar com a areia e a argila.
fogao-2

2- O QUE VOCÊ PRECISA PARA CONSTRUIR UM FOGÃO DE ALTA EFICIÊNCIA AO AR LIVRE COM 70 REAIS
Gaste um pouco de tempo para pesquisar uma revista ou panfleto e decidir o design que você quer para o seu fogão de alta eficiência. Decida também o tamanho do fogão que você quer construir. A quantidade de materiais, obviamente, varia de acordo com estes dois parâmetros. Seja previdente e pense para o que você vai usá-lo. Se você é uma pessoa que gosta de comer com os amigos, bem, melhor que seja bem grande!
Tenha cuidado ao construir a abertura: deve ser o 63% em comparação com a altura da cúpula. Esta medida é a mais difícil de tomar. Devemos considerar que, quando o fogão estará cozinhando, é preciso introduzir o ar para permitir a combustão, mas ao mesmo tempo deve sair a fumaça. Para fazer isso, você poderia construir uma pequena chaminé.
Enfim, uma última dica: a mistura de areia e argila tem que ser muito, muito compacta para levar a cabo a sua tarefa, e por isso seria melhor pisar nela com os pés e, em seguida, formar umas bolas de tamanho médio. Estas devem ser remodeladas de acordo com o projeto do fogão.
Vamos conferir o equipamento necessário:
  • Argila
  • Areia
  • Serragem
  • Tijolos refratários
  • Pedra refratária
  • Nível de bolha
  • Fita métrica
  • Garrafas de cerveja recicladas
  • Papel de jornal
  • Água
  • Lenha, farinha e todos os ingredientes para desfrutar sua pizza bem merecida.
fogao-3

3- COMO CONSTRUIR UM FOGÃO DE ALTA EFICIÊNCIA AO AR LIVRE COM 70 REAIS
  1. Determinar em que lugar você quer construir o fogão e decidir as medidas;
  2. Achatar o chão, colocando uma camada fina de areia;
  3. Construir a base, colocando os tijolos refratários. Este será o fundo do fogão;
  4. Criar uma camada de argila e serragem e disponha encima as garrafas de cerveja;
  5. Cobrir as garrafas com uma outra camada de argila e serragem;
  6. Colocar em cima de uma pedra ou tijolos refratários;
  7. Criar um arco (que será a abertura do fogão), com os tijolos, em conjunto com uma mistura de areia e argila, com o auxílio de um entalhe de papelão;
  8. Criar a cúpula com uma mistura 3: 1 com areia e argila. Para fazer isso você pode construir uma cúpula de areia úmida, coberta com o papel molhado de jornal e cobri-lo com a mistura criada; Encostar o arco de tijolos que é a abertura;
  9. Depois que a cúpula tenha se secado um pouco, remover a areia da abertura;
  10. Criar uma camada de isolamento em torno do fogão de cerca de 5-10 cm. Utilizar uma nova mistura de areia e argila. Esta camada é fundamental para manter o calor. Mais calor é mantido, melhor o cozimento;
  11. Cobrir, enfim, com uma leve camada de argila, para proteger a estrutura inteira.
astoupeiras.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário