segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Música: Banda ou DJ para o casamento

O mesmo acontece em relação à música; e é muito comum a dúvida em relação à escolha entre uma banda ou um DJ. Considerando que a música é a alma de uma festa de casamento, é normal ficar na dúvida. Ficam aqui algumas ideias para ajudar a decidir e como em todas as escolhas, existem vantagens e desvantagens…

Atmosfera

O estilo da música irá determinar a vibração da festa e de todo o ambiente. A escolha do gênero musical é determinada pelo estilo do casamento, pelo tipo de convidados, e pelo gosto pessoal. Optar por um DJ ou uma banda também é uma escolha que afetará o ambiente, pois determinará o espírito da festa. Por exemplo: um trio de jazz proporciona um ambiente totalmente de um DJ tocando Miles Davis.

Carisma

Um DJ ou um vocalista de uma banda funcionará como o porta-voz nos momentos importantes da festa, o que significa que é necessário saber entreter, não ser inconveniente, ser educado, amigável e carismático. No momento da entrevista com o fornecedor questionem e verifiquem que tipo de vestimenta que usam, e como interagem com o público.

Orçamento

No geral um DJ custa menos que uma banda. Os seus preços podem variar dependendo não só da distancia, mas também do dia da semana e do equipamento necessário de acordo com o tamanho da festa. Claro que também varia o fato de serem mais ou menos famosos. Uma banda, em geral custa mais, pois é composta por mais elementos, tem uma quantidade maior de material para transportar além de um equipamento melhor e palco para que o show possa acontecer. O preço também varia em relação ao tempo que desejam que ela toque e da época do ano.

Duração do casamento

Muitas recepções duram cerca de quatro a seis horas, o que pode ser muito tempo para uma banda atuar. A banda pode preencher os momentos de pausa com uma seleção de músicas gravadas, as se a recepção durar muitas horas talvez um DJ seja a melhor solução para atuar nos intervalos da banda.

Disposição do local

Verifiquem se o local da recepção é grande o suficiente para ter uma banda e uma pista de dança se tiver bastante espaço, uma banda é o ideal, senão um DJ é o mais adequado. Certifiquem-se também se existem restrições a algum tipo de barulho, instalações elétricas e equipamento no local da recepção. É muito importante saberem destes pormenores antes de tomarem uma decisão.

Conhecer os dois

Em caso de dúvida façam reuniões com DJs e bandas, pois um bom DJ ou uma boa banda pode ser o ponto alto da sua festa. Um DJ ou uma banda ruins podem simplesmente arruinar a recepção de um casamento. Na entrevista com o DJ verifiquem a seleção de música que ele toca, prestem atenção em sua atitude e tentem sempre ver uma performance. Em relação à banda, o ideal é ouvi-la em um casamento em que ela esteja tocando, para terem certeza se é isso que desejam para o seu casamento. Peçam sempre referências a amigos sobre bandas ou DJs que eles tenham conhecimento e que já tenham ouvido.

Demonstração

É comum as bandas e os DJs terem um CD ou vídeo de demonstração, muitas vezes colocados no Youtube, o que facilita a sua visualização. Requisitem o link desse vídeo, ou o CD demonstrativo. No caso da banda, confirmem se os músicos que estão nessa demonstração vão ser os mesmos que estarão presentes no seu casamento. Façam sempre um teste, perguntando se a banda ou o DJ estão dispostos a tocar uma música que você goste, se não conhecerem a música, vejam se estão dispostos a aprendê-la, senão vejam outras possibilidades.

Tema e estilo

O tipo de música tocada no seu casamento pode ser escolhida em função gosto do casal mas também pode fazer parte de um tema. Vocês podem, por exemplo, escolher o tema casamento indiano, desta forma podem ter música indiana no fundo durante o coquetel, que é a primeira parte da festa. Providenciem duas listas de músicas: “Músicas que não podem faltar” e ”Nem pensar em tocar isto”. Deixe claro para o DJ ou para a banda os seus gostos musicais antes de os contratarem. Se não querem ouvir funk ou axé, por exemplo, é bom que definam isso antes de contratarem alguém.

Optando pelos dois

No caso de optarem por ter uma banda e um DJ no casamento, podem preferir alternar os dois: podem ter o DJ tocando durante o jantar e no momento do corte do bolo, enquanto a Banda toca no meio da festa, que geralmente é o momento mais animado, e no fim voltar com o DJ para o fim da festa. Neste caso antes do casamento deverão colocar a banda e o DJ em contato, deixando sempre claro o gosto musical do casal.

Banda: vantagens

  • Não existe nada como a música ao vivo, a energia transmitida ao público, sendo mais motivador para os convidados dançarem.
  • A probabilidade de o som ser melhor que o de um DJ é maior.
  • Os músicos fazem intervalos, o que permite aos convidados terem tempo para pararem e descansarem.
  • Um determinado tipo de banda pode ser complementar o tema de um casamento; uma banda de jazz poderia complementar um casamento baseado no tema dos anos 20.

Banda: desvantagens

  • O custo é maior.
  • Algumas bandas só tocam um tipo de música, sendo mais limitadas na variedade musical. Podem ter uma banda que seja muito clássica, ou muito jazz, ou mesmo uma banda típica de casamento apenas com musicas da moda. Muitas vezes não sabem tocar uma música mais especial escolhida pelo casal.
  • Muitas bandas não têm controle de volume, sendo bastante barulhentas e, por isso mesmo, não são adequadas para uma recepção pequena.

DJ: vantagens

  • As músicas são realmente interpretadas pelos artistas originais, não havendo adaptações ou diferenças na música que vocês mais gostam.
  • Muitos DJ’s têm bibliotecas musicais enormes. Isto significa que ele tem uma variedade de música muito grande e que podem agradar a amigos e familiares.
  • Não há pausas na música.

DJ: desvantagens

  • Um DJ monótono, ou que coloca que não combinem com o estilo dos convidados ou dos noivos pode arruinar o espírito de uma festa. Muitos DJs gravam as suas sessões, e estas podem não ser adequadas ao público presente. Façam a playlist junto do DJ para evitar situações como essas.
Você encontra fornecedores de música para casamentos e eventos no Guia Caldas Festas e Eventos.

fonte: Site O NOsso Casamento

Nenhum comentário:

Postar um comentário