sábado, 14 de maio de 2016

Vovó de 92 anos produz lindas e complexas bolas bordadas


Vovó de 92 anos produz lindas e complexas bolas bordadas

Essas impressionantes bolas bordadas, chamadas "temari", foram feitas pelas mãos ágeis de uma vovó de 92 anos de idade, no Japão. Mesmo tendo desenvolvido a habilidade apenas aos 60 anos, ela já criou cerca de 500 projetos originais fotografados por sua neta, NanaAkua. Impressionante é pouco para descrever a destreza, a imaginação e a visão aguçada presentes nos trabalhos. O processo para se tornar um artesão temari reconhecido no Japão é tedioso e exige treinamentos específicos. Esta vovó com certeza é uma mulher motivada e talentosa. E como se isso não fosse o suficiente para conquistar a admiração de todos, ela agora é voluntária e toda semana ensina outras pessoas a fazerem seu próprio temari.
Temari, que siginifca "bola na mão" em japonês, são bolas de brinquedo bordadas a partir dos restos de seda de quimonos. Esta tradição popular teve origem na China e fez seu caminho para o Japão no século VII. A costura, que anteriormente era uma função para se cumprir sozinho, se tornou cada vez mais complicada, transcendeu o caráter de brinquedo e se desenvolveu como uma forma de arte verdadeira. Até mulheres aristocráticas participavam de competições de bordado temari.
Os temaris eram dados às crianças no dia em que os japoneses comemoram o Ano Novo. Os brinquedos simbolizavam o desejo de que o destinatário tivesse boa sorte e felicidade na vida, e também era uma promessa de amizade saudável e lealdade. Algumas vezes a pessoa que produziu o temari colocava algo que fizesse barulho dentro do brinquedo, como um sino ou grãos de arroz, para garantir ainda mais diversão. Além disso, os bons desejos eram escritos em um pequeno papel e colocados dentro da bola.
unione.art.br


2 comentários:

  1. Boa tarde! Meu nome é Michele e eu vi essas bolas num restaurante e me apaixonei
    Onde encontro pra comprar/

    Meu e-mail: michele.dias29@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nos desculpe... Não sabemos onde comprar... Encontramos esse artigo no face e replicamos pois achamos muito interessante...

      Excluir