sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Agrotóxicos: o veneno que está em nossa mesa

Os agrotóxicos são substâncias químicas (herbicidas, pesticidas, hormônios e adubos químicos) utilizadas em produtos agrícolas e pastagens. Eles podem ser encontrados principalmente nos vegetais (verduras, legumes, frutas e grãos), açúcar, café e mel. Os alimentos de origem animal também podem conter substâncias nocivas que contaminam a musculatura (carnes), o leite e os ovos originados do animal, quando ele se alimenta de água ou ração contaminadas. E nesse caso, existe ainda o problema da contaminação por hormônios e antibióticos utilizados na criação desses animais.

Os agrotóxicos são substâncias químicas (herbicidas, pesticidas, hormônios e adubos químicos) utilizadas em produtos agrícolas e pastagens.

Por que os agrotóxicos são um problema?

O Brasil é considerado o maior consumidor mundial de agrotóxicos! E pelo menos 1/3 dos alimentos consumidos no país estão contaminados com agrotóxicos e outras substâncias nocivas acima dos níveis permitidos.
Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), o uso intenso de agrotóxicos causa a degradação dos recursos naturais como solo, água, flora e fauna, em alguns casos de forma irreversível, levando a desequilíbrios biológicos e ecológicos.
Além de agredir o ambiente, a saúde também é afetada pelo excesso destas substâncias.
Há evidências que resíduos de alguns agrotóxicos podem estar associados a alterações no sistema endócrino, problemas no desenvolvimento do sistema nervoso e até mesmo a alguns tipos de câncer.

O que fazer para evitar os agrotóxicos

A melhor saída para eliminar ou ao menos diminuir o consumo de agrotóxicos é aderir a uma alimentação com alimentos agroecológicos/orgânicos. Os alimentos orgânicos ainda estão se popularizando no Brasil e têm como principal vantagem serem cultivados sem uso de agrotóxicos, com atenção ao meio ambiente e preservação da terra e recursos naturais.
Existem estudos que apontam ainda que os alimentos orgânicos são mais ricos em alguns nutrientes e substâncias antioxidantes do que os alimentos produzidos de forma convencional (com agrotóxicos).
Mas se você acha produtos orgânicos muito caros ou tem dificuldade em encontrá-los em sua cidade, uma boa solução é comprar os produtos da época. Teoricamente, eles precisariam do uso de menos agrotóxicos para serem produzidos e portanto são mais saudáveis.
Como os alimentos de origem animal também podem estar contaminados, e os agrotóxicos se concentram principalmente no tecido adiposo, escolher carnes e derivados com teor menor de gordura pode diminuir sua ingestão dessas substâncias, além de ser mais interessante do ponto de vista nutricional.
Além disso, procure diversificar os vegetais consumidos no dia a dia, pois isso reduz a ingestão de quantidades maiores de um mesmo agrotóxico, e ainda proporciona uma alimentação mais rica em nutrientes, cores e sabores.

clubeslimdown.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário