quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Receita... Torta de Leite Ninho com ganache

facebook.com/receitastanahora/

Receita... Pizza de pão dormido


Pizza de Pão Dormido


INGREDIENTES


  • 4
    xícaras (chá) de pão francês dormido cortados em cubinhos (+/ 04 pães) e azeite a gosto
  • 1
    copo de requeijão (220 g)
  • 3
    ovos batidos
  • 12
    xícara (chá) de bacon frito (60 g)
  • 1
    xícara (chá) de muçarela ralada (140 g)
  • 3
    colheres (sopa) de queijo parmesão ralado (25 g)
  • Salsinha e cebolinha picadinha a gosto
  • 12
    xícara (chá) de muçarela (70) ralada misturada com ½ xícara (chá) de presunto picadinho (70 g)
  • 3
    colheres (sopa) de queijo parmesão ralado (25 g)
MODO DE PREPARO

  1. Coloque em uma assadeira 4 xícaras (chá) de pão francês dormido cortados em cubinhos, tempere com azeite a gosto e leve para assar em forno baixo preaquecido a 150°C por +/- 20 minutos. Retire do forno e deixe esfriar.
  2. Em uma tigela coloque 1 copo de requeijão, 3 ovos batidos, ½ xícara (chá) de bacon frito, 1 xícara (chá) de muçarela ralada, 3 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado, salsinha e cebolinha picadinha a gosto, misture bem, acrescente os cubinhos de pão (reservados acima), misture novamente.
  3. Coloque metade da massa de pão (feita acima) numa assadeira redonda (22 cm de diâmetro) untada, espalhe ½ xícara (chá) de muçarela ralada misturada com ½ xícara (chá) de presunto picadinho, cubra com o restante da massa de pão e polvilhe 3 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado.
  4. Leve para assar em forno médio preaquecido a 180°C por +/- 25 minutos. Retire do forno, desenforme e sirva em seguida.
gshow.globo.com

Receita... Canudinhos de pastel com queijo e presunto

facebook.com/saldeflor/

Receita... Cestinha de mortadela com ovo

facebook.com/tastydemais/

Homem elástico... hahaha

facebook.com/esporteinterativo/

Bebê tem pai gêmeo, veja sua reação

O que acontece quando seu pai é gêmeo... facebook.com/awebic/

PI segue Anvisa e orienta interdição de achocolatado após morte de garoto


Vigilância Sanitária determinou a interdição imediata do lote da bebida.
Criança de dois anos morreu uma hora após ingestão de achocolatado.


Lote de bebida achocolatada deve ser recolhida os estabelecimentos comerciais (Foto: Divulgação/Itambé)
Lote de bebida achocolatada deve ser recolhida os estabelecimentos comerciais

Após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinar a interdição de um lote do achocolatado Itambezinho, medida tomada após uma criança morrer uma hora após beber esse produto, a Diretoria de Vigilância Sanitária do Piauí (Divisa) orientou nesta segunda-feira (29) que todos os municípios façam a interdição cautelar do lote indicado nos estabelecimentos comerciais.

A empresa Itambé Alimentos S/A, responsável pela produção da bebida, disse que já realizou análises laboratoriais internas do lote de produção mencionado na notificação, não identificando qualquer problema em sua composição. "Em paralelo, outras análises estão sendo feitas em laboratórios externos e no LANAGRO – Laboratório Nacional Agropecuário – do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, cujos laudos serão disponibilizados no decorrer desta semana" (confira a íntegra da nota no fim da matéria).

A Anvisa determinou, por medida cautelar, a interdição em todo o território nacional do lote nº 21:18, com validade de 21 de novembro de 2016, do produto Bebida Láctea UHT, sabor chocolate, de 200ml, da marca Itambezinho.

No dia 25, uma criança de dois anos de idade deu entrada na Policlínica do Coxipó, Mato Grosso, com parada cardiorrespiratória, supostamente causada após ingerir uma bebida achocolatada. Os médicos chegaram a tentar reanimar a criança por cerca de uma hora, mas o menino não resistiu e faleceu.

“É uma medida de precaução, uma vez que as investigações ainda estão sendo realizadas”, explicou a diretora da Divisa, Tatiana Chaves.

De acordo com informações da Vigilância Sanitária Municipal de Oeiras, a 313 km de Teresina, mais de 900 unidades do produto já foram interditadas em apenas dois supermercados do município. “Os fiscais lacraram os produtos e foram segregados em depósitos dos próprios supermercados”, disse a coordenadora da Visa de Oeiras, Lívia Rego.

Em caso de dúvida, os consumidores poderão entrar em contato com as Vigilâncias Sanitárias municipais ou por meio do e-mail visapiaui@yahoo.com.br.
Morte no Mato Grosso
Segundo relatos da mãe da criança que morreu no Mato Grosso, o filho teria ficado com “falta de ar, corpo mole e princípio de desmaio”. A mãe afirmou, ainda, que, tanto ela quanto um tio da criança, beberam um pouco do achocolatado e também passaram mal. Ela relatou ter sentido náuseas e tontura e o tio chegou a ser encaminhado para o Pronto-Socorro de Cuiabá.

O caso passou a ser investigado pela Polícia Civil, após a mãe da criança registrar um boletim de ocorrência. A polícia apreendeu cinco caixas do achocolatado na residência da família e comunicou o caso para a Vigilância Sanitária. Diante da investigação, a Anvisa determinou a interdição cautelar do lote do produto até que se encerre as investigações.
Lote de achocolatado foi recolhido em 2014
Em 2014, a PepsiCo do Brasil recolheu um todo o lote do achocolatado Toddynhocontaminado por uma bactéria no Rio Grande do Sul. A companhia reconheceu o problema depois de autoridades de saúde no estado receberem relatos de alteração de sabor e odor, sensação de ardência na boca e náuseas. Segundo a Pepsico, o lote estava bloqueado no centro de distribuição, mas devido a uma falha no processo de descarte, foi repassado para venda no Rio Grande do Sul.
Nota da Itambé (íntegra)
Em relação ao caso do óbito da criança em Cuiabá e a suposta relação com o consumo do achocolatado, a Itambé esclarece que  já realizou análises laboratoriais internas do lote de produção mencionado na notificação, não identificando qualquer problema em sua composição. Em paralelo, outras análises estão sendo feitas em laboratórios externos e no LANAGRO – Laboratório Nacional Agropecuário – do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, cujos laudos serão disponibilizados no decorrer desta semana.
Até o presente momento, diferentemente do divulgado nas redes sociais, não houve qualquer notificação de outros casos similares relativos ao produto em questão, além do mencionado acima em Cuiabá, Mato Grosso.

O achocolatado Itambezinho está no mercado há mais de uma década, e nunca apresentou qualquer problema correlato. A empresa reitera seu compromisso com a qualidade de seus produtos e continua trabalhando com os órgãos oficiais  para que os fatos sejam esclarecidos o mais rapidamente possível.
g1.globo.com

Pepsico confirma que lote de Toddynho está contaminado com bactéria


Problema teria sido causado por resfriamento inadequado de oito mil unidades


PORTO ALEGRE – A PepsiCo, fabricante do achocolatado Toddynho, confirmou, nesta terça-feira, que 8.810 unidades do produto, fabricadas em Garulhos, São Paulo, no dia 2 de junho e com validade até 29 de novembro, estavam contaminadas com a bactéria Bacillus Cereus que provoca intoxicação alimentar. A informação foi repassada ao serviço de Vigilância Sanitária da Secretaria da Saúde de Porto Alegre no início da tarde.

Segundo o comunicado, análises químicas realizadas pela companhia identificaram a presença da bactéria. O bacilo surge, em geral, dizem técnicos ouvidos pelo GLOBO, devido ao resfriamento inadequado de alimentos e pode causar enjoos, vômitos e diarreia. Segundo a PepsiCo, duas mil unidades do produto contaminado já foram localizadas e recolhidas na rede de estabelecimentos comerciais de Porto Alegre e da região metropolitana abastecidas pela companhia.

Em comunicado distribuído à imprensa na segunda-feira, a fabricante reconhecia alteração nos padrões de controle de qualidade e erro na distribuição do lote, que estava bloqueado no centro de distribuição. Também admitia ter havido falha no descarte do produto, que estava fora de especificação bacteriológica.

As unidades do lote GRU L 15 5, intervalo de 23:04 a 23:46, não devem ser consumidas, frisou a empresa. A decisão de recolher a bebida foi tomada após dois consumidores relatarem, há duas semanas, alterações no sabor do achocolatado e problemas de saúde após o consumo. A Secretaria Estadual da Saúde gaúcha recolheu amostras do produto para análises químicas, que ainda não foram concluídas.

A Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), que havia orientado os supermercados a retirarem das gôndolas apenas o lote com final 23:23, fabricados das 23h04 às 23h46 do dia 2 de junho, comunicou, na manhã de terça-feira, que vai recomendar que toda a produção do Toddynho desse dia seja retirada dos pontos de venda.

Conforme a entidade, as principais redes de supermercados do Rio Grande do Sul já não dispõem mais do produto à venda, mas os pequenos comércios ainda não foram alertados sobre o problema.

Segundo a empresa, o lote que começou a ser recolhido representa menos de 0,5% do que é comercializado mensalmente no Rio Grande do Sul.

Os clientes que adquiriram produtos do lote contaminado foram orientados a entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor da Pepsi para a substituição da bebida, sem custo. O contato também pode ser feito pelo telefone 0800 703 2222 ou pelo e-mail sactoddynho@pepsico.com.

O horário de atendimento telefônico do SAC é das 8h às 20h, de segunda a sexta, e das 8h às 14h aos sábados.

Em 2011, a Pepsi já havia feito recall de 80 unidades do mesmo produto devido à presença de detergente na composição da bebida, fabricada em Guarulhos (SP) e distribuída no Rio Grande do Sul. Na época, 32 ocorrências de intoxicação foram notificadas junto à Vigilância Sanitária estadual antes do recolhimento do produto.

oglobo.globo.com

Homem cai no sono durante o trabalho e amigos não deixam barato


Escritório não é lugar para dormir. E um cara, conhecido como The Orange Duke, aprendeu isso da pior forma possível.
Sabe aquele momento do dia em que é quase impossível segurar o sono? Pois é. Ele não segurou, e os amigos logo se juntaram em volta dele para uma foto épica.
Mas a brincadeira não parou por aí:

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

catracalivre.com.br

Tesoura de cortar carne e legumes

facebook.com/OficialIncrivelmente/

Óculos de sol: o modelo ideal para você


Amo óculos de sol! Me atrevo a dizer que acho que é um dos acessórios mais poderosos de um look. Isso, claro, se for usado da maneira correta. E são tantos modelos lindos que às vezes ficamos sem saber em qual deles investir, não é mesmo? A dica é: não caiam simplesmente na tentação da moda. Um modelo que está super em alta pode não combinar com o formato do nosso rosto, mexendo diretamente no resultado final do figurino.
Primeiro de tudo, precisamos descobrir qual o formato do nosso rosto: redondo, quadrado, retangular ou redondo. Olhem de frente ao espelho com os cabelos amarrados e percebam qual é o contorno do rosto de vocês. Vejamos abaixo quais as definições de cada formato:
Redondo: as maçãs do rosto e bochechas são mais evidentes e o contorno do rosto não é bem definido.
Quadrado: testa larga e maxilar acentuado, com o queixo mais saliente.
Triangular: queixo fino, testa mais larga e rosto alongado.
Oval: as bochechas são ligeiramente mais largas que a testa e o maxilar.
Descobriram o formato de vocês? Ótimo! Agora, com ajuda de algumas celebrities, vejamos quais modelos ajudam a valorizar ainda mais a nossa beleza.
oculos-de-sol-blog-da-mimis-michelle-franzoni-post

Pois é, normalmente acertamos na escolha dos óculos depois de muito se olhar no espelho com ele, não é mesmo? A partir dessas dicas podemos ir direto nos modelos que sabemos que ficam legais para gente. O máximo, não?

blogdamimis.com.br

terça-feira, 30 de agosto de 2016

REPLAST o tijolo ecológico feito de resíduos plásticos retirados do oceano


Toneladas de resíduos plástico estão contaminando a vida marinha nos oceanos e por tabela os pássaros e seres humanos e isso é um grande problema, mas felizmente muitas pessoas criativas estão bolando maneiras de resolver essa situação insustentável. A startup americana ByFusion desenvolveu uma tecnologia de tijolo ecológico reciclando os plásticos retirados dos oceanos.


Desta forma, os resíduos de plástico podem ser reutilizados de forma permanente, em vez de serem usados para criar outro item de plástico descartável que pode acabar de volta nos mares. A tecnologia foi uma ideia genial do inventor e engenheiro neozelandês Peter Lewis, e seu processo envolve uma plataforma modular que comprime os restos de plástico em blocos duráveis de várias formas e densidades, com base nas configurações personalizadas para serem encaixados como blocos de Lego.



O tijolo plástico reciclado se chama REPLAST, e seu sistema de fabricação é portátil pois vem dentro de um container e pode ser transportado por caminhão e navio para qualquer lugar do mundo, e foi projetado para rodar com gás ou elétrico, e não precisa que o plástico seja classificado ou lavado.

REPLAST o tijolo ecológico feito de plásticos retirados dos oceanos stylo urbano

A ByFusion descreve o REPLAST como um processo de fabricação sem emissões de CO2 e não-tóxico, e diz que os tijolos podem ajudar a melhorar a sustentabilidade de projetos de construção e contribuir para a certificação LEED. Até agora, os blocos de plástico reciclado foram concebidos para serem utilizados em paredes e barreiras de estrada, mas a empresa está aberta a personalização do material de construção para uso em outros tipos de projetos como casas e edifícios.
Não necessitando de cola ou adesivos, os tijolos ecológicos REPLAST poderiam representar a próxima onda de construção sustentável, uma vez que são totalmente reciclados a partir de resíduos de plástico recolhidos (sem discriminação para o tipo de plástico) e têm emissões de CO2 95% mais baixos do que os blocos de concreto tradicional. Devido à natureza dos detritos de plástico, os blocos são muito mais coloridos, também. O vídeo abaixo mostra a construção de uma parede com o simples encaixe dos tijolos de plástico.

stylourbano.com.br

Mel no pote diretamente da colmeia

Um vídeo demonstrativo completo: facebook.com/OficialIncrivelmente/

Receita... Bolo molhadinho de coco e chocolate branco




Ingredientes para fazer o bolo molhadinho

1 e ½ (200 ml) copo de açúcar
4 ovos
1 Copo de iogurte natural
100 ml ou ½ copo de óleo
1 pitada de sal
2 copos (200 ml) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
Modo de Preparo do bolo

1° - Coloque o açúcar, os ovos, o iogurte e óleo no liquidificador e bata. Em seguida, acrescente a farinha de trigo e uma pitada de sal. Bata novamente até que a massa fique bem homogênea. Por fim, acrescente o fermento e dê uma leve batidinha na massa.

2° - Unte uma forma de aproximadamente 20 cm de diâmetro com margarina e polvilhe farinha de trigo. Despeje a massa do bolo e leve para assar em forno em temperatura média.

Ingredientes para o recheio

1 caixinha de (270 g) de leite condensado
200 gramas de coco ralado
100 ml de leite UHT
1 colher (sopa) de margarina ou manteiga

Modo de preparo do recheio

Coloque todos os ingredientes em uma panela de fundo grosso e leve ao fogo baixo. Mexa o recheio sem parar até alcançar o ponto (quando ele começar a desgrudar da panela).

Ingredientes para a Cobertura

200 gramas de creme de leite
150 gramas de chocolate branco (Laka)
100 gramas de chocolate branco (decoração)
100 gramas de coco ralado sem açúcar
Modo de preparo da cobertura

Coloque o creme de leite em uma panela e leve ao fogo baixo. 

Acrescente o chocolate picado em pedacinhos bem pequenos e misture bem até que o chocolate derreta. Fique atenta para que o chocolate não queime! 
Depois que o chocolate estiver derretido, tire a cobertura do fogo e acrescente o coco e misture bem.

Calda para molhar o bolo

200 ml de leite de coco
200 ml de leite UHT
* Para preparar, basta misturar esses dois ingredientes e capriche no momento de molhar o seu bolo!

Montagem do bolo

1° - Depois que o bolo estiver assado, deixe que ele fique bem frio e desenforme-o.

2° - Com o auxílio de uma linha ou fio dental, corte o bolo ao meio (para cortar, basta cruzar as duas pontas da linha e puxar).

Bolo partido com a linha

3° - Separe as duas partes do bolo, depois despeje metade da calda na parte que receberá o recheio.

Molhando com leite coco

4° - Espalhe todo o recheio na parte inferior, depois una as duas partes. Em seguida coloque o restante da calda em cima do bolo.

Passando recheio

5° - Espalhe a cobertura de chocolate sobre o bolo.

Passando cobertura

6° - Utilize um ralo de cozinha para ralar o chocolate reservado para cobertura e decoração do bolo.

O resultado dessa receita é um bolo lindo e delicioso!



facebook.com/ReceitasDeLiquidificador/

Receita... Pavê com chocolate e mousse de maracujá




Ingredientes: 

2 bolos tipo Pullman® sabor chocolate em fatias
2 xícaras (chá) de leite

Musse:
2 latas de leite condensado
2 latas de creme de leite sem soro
2 xícaras (chá) de suco concentrado de maracujá

Calda:
Polpa de 2 maracujás
1/2 xícara (chá) de açúcar
Cobertura:
2 xícaras (chá) de chantilly comprado pronto

Modo de preparo:

Forre o fundo de um refratário de 34cm X 20cm com metade do bolo fatiado e regue com metade do leite. 
Para a musse, no liquidificador, bata o leite condensado, o creme de leite e o suco de maracujá até ficar bem cremoso. 
Despeje metade dessa musse sobre o bolo. 
Leve à geladeira por 30 minutos para firmar um pouco. 
Cubra com o restante do bolo, regue novamente com o leite restante, espalhe o restante da musse e leve à geladeira por 2 horas. 
Para a calda, misture os ingredientes em uma panela, leve ao fogo baixo, retire e deixe esfriar. 
Cubra o pavê com o chantilly e decore com a calda antes de servir.

facebook.com/ReceitasTotalmenteDemais/

Várias coreografias, uma música!

Vamos dançar! facebook.com/pati.merlin.pata/

Você viveu isso?

As crianças de hoje jamais saberão o que foi nossa infância. facebook.com/NostalgiaAnos7080e90/

Receita... Manjar de coco com calda de ameixas

facebook.com/tastemadebr/

Receita... Pastel de forno




Ingredientes


  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • 1 lata de creme de leite sem o soro
  • 1 ovo para pincelar
  • 4 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 1 colher (chá) de sal
  • 2 ovos inteiros
  • 1 colher (sopa) de fermento químico em pó

Modo de Preparo


  • Numa tigela, coloque a farinha, o fermento, o sal, o ovo, a manteiga e o creme de leite sem o soro.
  • Misture tudo, amasse bem para dar o ponto de abrir. Espere uns 20 minutos antes de abrir a massa.
  • Abra a massa com um rolo e vá formando os pastéis.
  • Use um copo para cortar ou um cortador de biscoito redondo.
  • Ponha o recheio a gosto e aperte bem as bordas, usando a ponta de um garfo. Pincele com o ovo batido e leve ao forno médio, em tabuleiro untado por 25 minutos aproximadamente. 
  • Esta pronto o seu Pastel de Forno, só se deliciar.

  • Dicas: Pode fazer recheio de presunto e queijo, só queijo, queijo com calabresa, frango com catupiry, use a criatividade, ficara ótimo.

showdereceitas.org

Quando desejamos algo, o Céu é o limite

Este bailarino cego é um verdadeiro exemplo de superação e elegância... facebook.com/dancatma/

Receita... Pudim de Leite Condensado

Pudim de Leite Condensado (feito no liquidificador) facebook.com/videosdeculinariaoficial/

Receita... Café cremoso

facebook.com/tastemadebr/

Como escolher a melancia certa: os truques dos fazendeiros

facebook.com/perfeito.guru/

Do que gosto. 10 de minhas referências como arquiteta.


Sinto diariamente que trabalhar com arquitetura é como algo predestinado para minha vida, não no sentido romântico da expressão, mas como uma vitória pessoal realmente. Conseguir trabalhar com o que se identifica, com sua paixão, é realmente um privilégio. Considero a arquitetura um conjunto de atribuições e sentimentos que realmente extrapola o que qualquer legislação possa definir. É saber ouvir, interpretar, ponderar, otimizar, valorizar, argumentar e ter como resultado um produto que seja reflexo não de seu estilo, mas da identidade de alguém ou de uma família, enfim: a tradução do modo de viver e da individualidade das pessoas. Não é arquitetura no sentido literal da palavra. É muito mais.

Eu sou meio que alucinada. Prefiro por exemplo uma reforma a uma construção partindo do zero, apesar de trabalhar com ambas situações. Mas ter em suas mãos uma edificação complicada e aos olhos de todos sem solução, enxergar nela todo um potencial e resolver as surpresas que aparecem no caminho a cada parede demolida é para mim o máximo. Um desafio a enfrentar. E o olho da gente vai ficando treinado com os anos!! A melhor parte? Quando mostramos o projeto e o cliente diz: Não acredito que conseguiu fazer tudo isso neste espaço!!!

Mas toda esta conversa surgiu um pouco deste clima de começo de ano, de esperanças renovadas e de desejo profundo de concretizar e colher os frutos de tanto trabalho e dedicação. Acho que isso traduz o que todos nós sentimos nesta época. E para começar os posts deste ano queria mostrar para vocês uma boa parte de tudo que me inspira, meus gostos pessoais que nem sempre se traduzem em meus projetos, afinal eles não são para mim, mas para atender os meus clientes!! Mas acho que são imagens que contam um pouquinho mais sobre mim e que tive vontade de mostrar para vocês que me acompanham sempre por aqui. 

Referência nº 01- Arquitetura como elemento integrante da decoração de interiores. Daí a minha paixão por grandes de ferro em cantos especiais, revestimentos interessantes formando paredes de destaque, fontes de jardim, esquadrias como estas da foto... se fosse reformar uma casa certamente tentaria manter esquadrias como esta em madeira cheia de detalhes entalhados pelo menos em alguns ambientes onde ele pudesse ser integrada ao espaço como um complemento decorativo eficiente sem que se tornasse um elemento definidor de toda a decoração.



Referência nº 02- Varandas em apartamentos. Exceto naqueles casos em que o ambiente interno realmente tenha um sério problema de espaço que o projeto não consiga resolver com uma boa marcenaria eu sempre, sempre vou indicar que se mantenha pelo menos uma varanda no apartamento. Nada de fechar com vidros e torná-la um ambiente confinado. Ter uma varanda é ter aquele espaço externo privativo de sua casa, onde se pode respirar e se sentir a vontade. Varanda não tem cara de férias?!! Quero logo uma rede ou uma mesinha para conversar com os amigos... Grande, pequena, não importa. É seu refúgio. Se puder ser uma varanda gourmet então... Perfeito!!!



Referência nº 03 - Luz natural. Nada melhor para valorizar as cores, as texturas e o clima de aconchego de uma casa que muita luz natural. Sei que a tendência por muito tempo foi a de manter blecautes por toda a casa para evitar que os tecidos dos móveis desbotassem, etc. Mas com os novos materiais especialmente usados em rolôs, que deixam a luminosidade passar sem que a sensação térmica e os raios ultravioleta entrem no espaço evoluímos consideravelmente nesta área. A real necessidade do blecaute vejo apenas em home theaters ou quartos em que se prefira o escuro total. Acho um pouco opressivo nas demais áreas... Gosto mesmo é das aberturas com cortinas fluidas, sempre abertas e deixando a gente ver a vida passar lá fora. Acho moderno e romântico ao mesmo tempo.



Referência nº 04 - Cadeiras diferentes entre si. Sem explicação, sempre gostei. Acho bonito, rico em personalidade, fico sempre imaginando a história de cada uma delas, de onde vieram, de quem foram herdadas... deixam a casa com personalidade sabe? É o que eu acho, vai entender...rssss



Referência nº 05 - Paredes cheias de livros. Desde pequena sou apaixonada por livros. sempre gostei muito de ler, mas a minha atração não parava por aí. Gostava das cores, dos cheiros, da forma como as pessoas organizavam. Criança meio estranha eu não é? Rssss. Mas o fato é que eu adorava quando entrava em uma casa e via livros em uma parede inteira, do piso ao teto. Acho que deixa o espaço caloroso e aconchegante. Não é preciso fazer isso em toda a casa, mas garantir um cantinho para este acervo tão especial eu acho o máximo!!! E aproveitando a imagem, uma confortável poltrona de couro marrom para leitura é o complemento perfeito, feitos um para o outro!!!



Referência nº 06 - Mix de estampas. Fico de olhos brilhando só de pensar. Acho o máximo entrar em uma loja de tecidos e fazer as combinações mais improváveis e ver o quanto no final parecem feitas umas para as outras. Acho que por isso o artesanato acabou me atraindo. Porque é uma forma mais fácil de matar a vontade de combinar estampas e cores das formais mais inusitadas. Adoro propor em meus projetos possibilidades de combinação de estampas, especialmente para almofadas, papéis de parede e roupas de cama e ver que aquela proposta que inicialmente causa um certo susto para os mais conservadores acaba se tornando elemento preferido depois de tudo pronto. Clientes homens são os mais descrentes, mas os que  ficam mais surpresos e felizes com o resultado. Arquitetura é quase antropologia, estão vendo??? Rssss.



Referência nº 07 - Contraste tijolo aparente + branco. O tempo e a experiência me ensinaram que nem sempre o tijolo aparente é a melhor opção, especialmente porque limita a decoração e torna os ambientes internos um pouco escuros. Mas se a parede for feita de tijolos com nuances e queimas diferentes entre si (imitação nem pensar!!!), se houver grandes aberturas proporcionando muita luz natural e detalhes brancos nos arremates de esquadrias ou se o revestimento aparente se limitar a paredes especiais... não tem erro!!!



Referência nº 08 - Quintal. Considero o maior privilégio em se ter uma casa. Adoro criar micro espaços em que cada nível se torne um ambiente, gosto do verde, das cores, de barulhinho de água, de chuveirão... é um lugar onde se pode dar asas à imaginação e aproveitar ao máximo o que o espaço tem a oferecer. A imagem abaixo é um excelente exemplo de como se apropriar do declive do terreno de uma forma inteligente e cheia de charme.



Referência nº 09 - Cozinhas "menos planejadas". Vou tentar explicar. Na verdade não é que tenham que ser menos planejadas, mesmo porque a contratação deste tipo de serviço é uma garantia maior do produto. Mas digo no sentido de não manter tudo com o mesmo revestimento, mesma cor, mesma textura... e principalmente nada de deixar tudo a portas fechadas!!! Sempre gostei de introduzir pelo menos uma cor, partes abertas com prateleiras ou portas tipo cristaleira. Nada de cozinha com cara de show room de loja!!! Vejam a imagem abaixo: É ou não uma cozinha feita para ser usada? Livros de receita sempre à mão, temperos... e ouvindo música no rádio estiloso!!!



Referência nº 10 - Área de lazer com jeito de roça. Minha memória visual da infância é cheia de imagens de minhas férias no interior da Bahia. Era bom demais!!! Fogão a lenha (que deixa aquele cheiro delicioso pelas ruas), fruta no pé, andar descalço... acho que até hoje a minha precisão no que diz respeito a cheiros veio dessa época. Adoro comida feita no fogão a lenha, especialmente feitas em panelas de ferro... comemoro feliz da vida o resgate do hábito de usar o fogão a lenha nas áreas de lazer. Já usei em vários projetos!!



QUEM FAZ

Carla Maciel - Brasília/DF

Meu nome é Carla Maciel, sou arquiteta, formada na Universidade de Brasília, DF. Apaixonada pela profissão e todas as suas mil possibilidades. Vejo nessa nova "aventura" através do blog uma oportunidade de compartilhar idéias, divulgar trabalhos, ouvir opiniões, conversar com os amigos e por que não? Fazer novos!!! Convido a acompanharem todas as novidades que estão por vir, sempre tendo como objetivo tornar a nossa casa bonita e confortável mas principalmente uma "casa de usar" com o jeito de quem vive ali. Visitem, sigam, comentem, sugiram novos assuntos de interesse, enfim, sintam-se em casa!!!!

arquitrecos.com

Trazendo o verde para dentro de casa


Está aí um projeto gostoso para executar nas férias!! Seja uma horta para trazer um delicioso perfume para a casa e fazer bonito na cozinha ou simplesmente um ponto de cor para alegrar o espaço interno a ideia é alcançar aquele efeito de aconchego imediato que um simples vaso de planta traz a qualquer ambiente.

As maneiras de trazer o verde são muito variadas e podem consistir simplesmente no reaproveitamento de recipientes pendurados em uma parede livre pela casa. Neste aspecto os jardins verticais são alternativas que nem sempre são difíceis de executar. Para animar a todos a conquistarem seu pedacinho de verde vamos começar por arranjos simples, onde a ideia é distribuir vasos pela casa, mesmo sem uma padronização nos formatos. Quanto mais variadas as espécies e tamanhos mais interessante se torna o conjunto.



A distribuição pode acontecer diretamente no piso ou setorizando os vasos sobre uma mesa, banco ou cantinho de um ambiente. Se for possível localizar próximo às fontes de luz natural, melhor ainda!





Os banheiros que possuem um design mais "frio" ganham nova vida com uma bela planta em vaso.





Uma opção que temos visto nas mais diversas variações são os jardins verticais, pois eles

resolvem duas questões ao mesmo tempo: a introdução do verde e o aproveitamento de 

espaço. Para quem tem a impressão de que é uma alternativa complicada observem esta

ideia usando caixotes feitos de retalhos de madeira. Isso mesmo, madeira e prego e mais

nada! Como este jardim está em espaço descoberto fica simples resolver a questão da 

rega pela chuva ou por uma mangueira por exemplo.



Uma opção similar usando uma tela metálica como suporte. Estas telas são simples de encontrar em lojas especializadas em paisagismo ou home centers em grandes cidades.



Este "Faça Você Mesmo" sugere o uso de uma tela simples (pode ser daquelas de expositores de lojas sabem?) e ganchos para pendurar os vasos. Se a instalação for feita em área interna é importante não instalar os vasos em posição que dificulte a rega e manutenção. Outra observação importante: os vasos usados são duplos: um para o plantio direto com furos para drenagem e um segundo sem furo para conter a água.











Mais simples ainda? Os vasinhos de parede são nota 10!





Aqui a "verticalização" se deu em um suporte para caixotes de madeira.



Claro que eu tinha que destacar as hortas!! Que privilégio ter em casa uma verdura ou erva fresca para usar na cozinha!! Assim como as plantas em casa a ideia é adequar  horta ao espaço disponível. Esta primeira opção demanda um planejamento maior, uma base encomendada a um bom marceneiro. Para simplificar existem opções com o mesmo formato em PVC por exemplo.



Neste exemplo foi usada uma combinação simples: prateleiras + vasos.



Uma maneira muito charmosa e funcional de ter uma horta com tudo sempre à mão: se você tem espaço de bancada ou prateleiras próximas à área de preparo basta distribuir a ervas em pratos, vasos ou mesmo panelas e recipientes reaproveitados.



Uma das minhas ervas preferidas é o alecrim, pois ele deixa um perfume delicioso na cozinha. Eu tenho o meu na varanda e o vento traz aquele aroma gostoso para dentro de casa.



Se faltar espaço na bancada as prateleiras superiores funcionam bem desde que se tenha o cuidado de deixar os vasos longe do vapor das panelas, mais próximas à área da pia por exemplo.



Dicas para plantar a sua horta:



CACTUS E SUCULENTAS
Um capítulo à parte, tinha que ser! Afinal quem resiste ao lindo desenho destas plantas e à sua irresistível característica de demandar poucos cuidados? É a combinação perfeita!



No meu caso as suculentas têm um bônus ainda maior: meus gatinhos não comem...rsss. Digo isso porque minhas ervas sofrem o "ataque" diário dos meus bichanos, mas claro... eu deixo! Adoro quando pego um gatinho com bafinho de cebolinha..rsss. O cactus teria o mesmo efeito, mas não é indicado para quem tem animais em casa, pois eles podem se machucar seriamente.





São muitas as opções de arranjo com suculentas, uma mais linda que a outra!!
Com certeza vou tentar fazer para o banheiro social aqui de casa.



Para montar o arranjo é simples: basta comprar aqueles vasinhos individuais com as mudinhas de suculentas e fazer a composição que quiser em um vaso com terra vegetal.





VARANDAS
Eis o projeto que proponho caso você tenha uns dias de descanso neste mês em que boa parte das pessoas tira férias. Eu sugiro a criação de um cantinho com plantas em sua casa e caso tenha uma varanda, melhor ainda!! Comece devagar, com uma ou duas espécies e vai sentir o quanto é relaxante simplesmente molhar os vasos todos os dias.







Até uma fruteira abandonada por aí pode funcionar como o seu jardim particular!





Se o tempo é um problema comece com as suculentas que demandam poucos cuidados. Mas eu recomendo que comece uma horta, é muito gratificante ver o desenvolvimento das mudas.



E como eu disse antes, falta de espaço não é desculpa... arranje seu cantinho e depois me conte!




arquitrecos.com