O alho é uma planta amplamente utilizada em muitos pratos e que não deveria nunca faltar na sua despensa. A maioria da gente o compra nos supermercados, mas nem todo mundo sabe que é muito fácil de plantar e de cultivar no próprio terraço ou varanda, sem que haja a necessidade de um verdadeiro jardim. O alho contém muitas vitaminas como a vitamina B6 ou a vitamina C, que é mais concentrado no alho que nas frutas cítricas. Também foi descoberto que o alho, mais recentemente, estimula o sistema imunológico e melhora o funcionamento do coração e contém poucas calorias. Vamos ver, em especial os quatro passos fundamentais para cultivar o alho e plantá-lo em casa.
Como ponto de partida, é preciso pegar alguns dentes de alho e colocá-los em um vaso. Escolha este último com cuidado, não muito grande, a menos que você queira plantar vários dentes de alho, nem muito pequeno para dar o espaço ás raízes para crescer no solo. Coloque o alho no solo deixando a ponta descoberta e adicione um pouco de água. Você vai ter que regar regularmente o sua muda, mas não exagere, o alho precisa de um solo quase neutro, água demais pode matar a planta enquanto esta se desenvolve, bem como pouca água poderia dar o mesmo resultado.
Depois de cerca uma semana você vai começar a ver os primeiros brotos que emergem do solo, continue sempre a regar. É possível, embora nem sempre isso aconteça, que, junto com os brotos possam nascer flores pequenas. Estas devem ser eliminadas, pois podem alterar, no crescimento da muda e do alho, o sabor deste último que será muito doce. A planta vai crescer começando a brotar as folhas que em seguida se transformarão em fruta. Você pode começar a recolher o alho depois que a planta tenha pelo menos cinco ou seis folhas, ou você pode pegá-lo depois que a fruta está madura, e se você precisar dele na cozinha. Mas você não pode deixar o alho no solo muito tempo porque, a longo prazo vai se tornar seco e daria problemas para todo a planta. Uma vez colhido o fruto, deixa-se secar aos bolbos até que não tenham mais a cor típica do alho cor com aquela casca da consistência do papel, e então você pode lavar bolbos.
Você deve prestar atenção ao longo do processo: em primeiro lugar, enterrando os dentes de alho, estes não devem ser virados de cabeça para baixo. Nesse caso, a planta teria muitas dificuldades para sair do solo e iria demorar mais tempo para o nascimento dos frutos, é melhor também escolher os dentes maiores para ter um resultado muito semelhante.
A temperatura ideal para o crescimento de uma planta saudável e forte seria em torno de 15-20 graus, em seguida, ou seja uma temperatura de primaveril ou outonal: este seria o melhor período. Você pode escolher o tipo de alho que mais gosta: no mundo há cerca de 280 espécies que crescem naturalmente, mas há definitivamente algumas mais comuns que outras, como o Allium sativum, o mais difundido na Europa ou o alho vermelho de Sulmona. Alguns são mais difíceis de encontrar, mas podem crescer em qualquer lugar, então escolha aquela com o melhor sabor.
Depois de recolher suas frutas tenha também cuidado para preservá-las: geralmente é melhor manter o alho a uma temperatura entre 15 e 20 graus, como para o crescimento da planta, por isso deve ser mantido fora da geladeira, longe de fontes de calor. Também seria melhor não manter o alho em envelopes de plástico: estes aumentam a temperatura, não favorecem a troca de ar e aumentam a umidade, que prejudica o produto. O alho, em geral, se for armazenado da melhor maneira, pode ser mantido durante cinco ou seis meses.
astoupeiras.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário