Eis um doce querido por quase todos. Seja como sobremesa, para a hora do lanche ou para beliscar fora de hora.
É tipicamente brasileiro, embora seja uma variação da “queijada”, um doce português, feita em várias regiões de Portugal com várias versões.
Queijadinha e bom bocado não se confundem. As receitas são parecidas, mas geralmente a queijadinha é feita com queijo e o bom bocado com coco. No entanto, existem versão das duas com queijo e coco juntos, que não é a minha.
Essa receita é especial para mim. Foram várias tentativas até chegar ao sabor e consistência que eu queria… E quem gosta de confeitaria entenderá a alegria ao provar o doce e constatar que ficou exatamente como você queria
É um processo demorado, porque o segredo dessa receita é deixar a mistura final descansar por no mínimo 08 horas, antes de assar, e a queijadinha fica mais saborosa no dia seguinte.
Mas vale muitíssimo a espera!!
Vamos à receita?!
Ingredientes:
– 100 g de queijo meia cura ralado
– 60 g de queijo parmesão (fresco) ralado
– 1 k de açúcar cristal
– 460 ml de água
– 35 g de margarina
– 180 g de farinha de trigo
– 7 ovos em temperatura ambiente
– 1 colher (sopa) de açúcar refinado
Modo de Preparo:
1. Colocar a água e o açúcar em uma panela, e mexer sempre. Quando a calda ferver e engrossar um pouco, estará no ponto. Desligar o forno e deixar amornar.
2. Quando a temperatura da calda diminuir, despejar uma parte (1/3 da calda) no liquidificador. Colocar os queijos ralados, bater um pouco e reservar.
O queijo parmesão tem que ser fresco, como o meia cura. Nessa receita não pode utilizar o queijo parmesão empacotado e vendido em supermercados.
Eu utilizo um ralador manual para ralar os dois queijos.
3. Misturar a margarina na calda que ficou na panela. Ligar o fogo e misturar até a margarina derreter. Desligar o fogo.
4. Em seguida, jogar a mistura do liquidificador na panela, e mexer.
5. Peneirar a farinha de trigo.
Nessa receita, utilizei a farinha de trigo da marca “Renata”. Achei que o resultado fica melhor. A queijadinha mais saborosa.
6. Em seguida, voltar toda a mistura da panela ao liquidificador e acrescentar a farinha de trigo aos poucos. Bater até que esteja bem misturado.
É preciso usar um liquidificador com copo de 1,5 de capacidade útil, ou então ir misturando em partes.
7. Colocar a mistura do liquidificador na panela.
8. Bater os ovos no liquidificador. Utilizar o “pulsar” duas vezes apenas. Em seguida despejar na mistura, acrescentar 01 colher (sopa) de açúcar e misturar bem.
9. Deixar a mistura descansando por no mínimo 08 horas.
10. Em seguida, colocar em forminhas, quase até a beirada.
O rendimento dependerá do tamanho da forminha utilizada. A que usei (foto abaixo) com base de pouco mais de 4,5 cm e altura de aproximadamente 3,0 cm, rendeu 24 queijadinhas.
Utilizei forminhas de silicone, então não foi preciso untá-las. Se você for utilizar forminhas de empada, untar com manteiga e polvilhar com açúcar.
11. Assar em forno pré aquecido, em temperatura alta, 280º C, até que dourem.
A temperatura alta é importante para que o topo da queijadinha fique com o aspecto igual ao da foto a seguir.
kikitutes.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário