quarta-feira, 12 de outubro de 2016

Especialista garante que não teremos mais bananas em alguns anos e explica por quê




Uma das frutas mais populares do mundo e muito consumida no Brasil, especialmente por ser sinônimo de abundância e baixo custo, a banana, acredite, pode não mais existir em alguns anos. Pelo menos é o que indica um estudo divulgado recentemente pela revista científica PLOS Pathogens.

Banana em extinção

Segundo Gert Kema, co-autor da pesquisa realizada pela Universidade de Wageningen, na Holanda, a banana pode entrar em extinção por causa do avanço de um fungo que provoca uma praga chamada Tropical Race 4, ou TR4.


Descoberta na década de 1960, a TR4 surgiu na Indonésia, se espalhou para o sudeste asiático e, se chegar até à América Latina, responsável pelo cultivo de mais de três quintos das bananas exportadas no mundo, a fruta pode começar a ficar em falta e gerar prejuízos inevitáveis a seus produtores.
O trabalho científico não estipula uma data, mas aponta que existe grande probabilidade da praga chegar a outras regiões do mundo porque ela ainda não conseguiu ser combatida com eficiência por pesquisadores. Atualmente, o Equador é o maior exportador de banana do planeta.
vix.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário