terça-feira, 21 de março de 2017

Case em uma igreja histórica


Casamentos tradicionais costumam ser celebrados em igrejas históricas, remetendo às tradições familiares e acrescentando muito romantismo ao enlace. Saiba mais sobre esses locais cheios de prestígio e memória, e decida se o estilo combina com você.



O casamento pode fazer aflorar o apreço pelas tradições até nos casais mais modernos. E ainda que os noivos tenham um estilo contemporâneo ou simples, muitos familiares prezam pela cerimônia religiosa da forma mais tradicional, e não dispensam um cenário digno de filmes antigos: as igrejas históricas, onde normalmente se casam geração após geração de uma mesma família.

Decoração

Em muitas cidades brasileiras esses verdadeiros monumentos estão bem conservados e podem dar mais vida à celebração, já que contam uma decoração magistral e cheia de detalhes arquitetônicos. Curvas barrocas ou clássicas, imagens banhadas a ouro, símbolos religiosos espalhados pelas paredes desde o chão até o teto e, claro, a atmosfera antiga que fará a memória dos noivos e de seus convidados viajar aos séculos passados, respirando a História.
A beleza dessas igrejas é inegável, mas antes de decidir sobre o local, observe com atenção se poderá adaptar o estilo das obras e esculturas ao seu próprio. Se você gosta de flores com tonalidades fortes, por exemplo, pode não conseguir harmonizá-las com a madeira escura de algumas igrejas.



Cuidados com a tradição religiosa

Casar-se em uma igreja não significa necessariamente ser religioso, mas uma vez que se concorda em realizar a cerimônia em uma igreja histórica, há que se considerar algumas regras paroquiais. Por isso, o mais aconselhável é conversar com o padre responsável para saber detalhes da celebração. O que se pode mudar, se há restrições quanto às músicas ou quanto às vestimentas, e os limites de horário.

Planejamento

Hoje os casais têm acesso a um grande leque de opções para o seu casamento – urbano, no campo, temático, e muitos outros – mas não engane: casar-se nas igrejas nunca sai de moda e pode ser bastante concorrido conseguir uma data. Por isso, não perca tempo e se organize com antecedência.

Nomes de peso

As principais cidades brasileiras sempre contam com uma catedral esplendorosa, e normalmente é aqui que são realizados os casamentos mais famosos. Minas Gerais é o local com mais igrejas históricas, e cada uma tem um charme especial. Em Ouro Preto estão as mais renomadas, entre elas a Igreja Nossa Senhora do Pilar, com afrescos exuberantes no teto e uma coloração dourada nas paredes barrocas, e a São Francisco de Assis, com uma fachada bem conhecida e um interior repleto de esculturas.
A cidade de Salvador também conta com muitas opções, entre elas a Igreja de Nosso Senhor do Bonfim. Construída entre 1746 e 1754, sua arquitetura segue um estilo neoclássico e sua fachada é marcada pelo estilo rococó. Segue o modelo das igrejas portuguesas dos séculos 18 e 19, com belos afrescos e azulejaria.
No Rio de Janeiro não se pode deixar fora da lista a Irmandade de Nossa Senhora da Candelária, ou simplesmente Igreja da Candelária, um local digno de casamentos da realeza no centro da cidade. Seguindo o estilo arquitetônico  neorenascentista italiano, a igreja é palco dos principais casamentos da sociedade carioca. 
Em São Paulo, a Catedral da Sé é um dos nomes mais cotados, sendo um dos cinco maiores templos de arquitetura neogótica do mundo, erguida em 1616. Outa igreja que merece uma visita na capital paulista é a Capela Beato José de Anchieta, no Largo Pateo do Collegio. Ali foi realizada a primeira missa na cidade e o espaço anexo, apto para festas, tem uma linda vista para a cidade.



Fotografias inesquecíveis

Um dos pontos mais fortes para a escolha definitiva de uma igreja histórica como cenário do casamento são as fotos que podem ser feitas. A iluminação clássica garante um aspecto sofisticado ao álbum, e os noivos mais tradicionais vão se sentir em um verdadeiro filme de época.
E então, já consegue se decidir sobre o lugar do seu casamento?


casamentos.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário