Ingredientes:
- 2 colheres (sopa) de manteiga;
- 1 colher (sopa) de óleo de soja;
- 2 cebolas médias fatiadas o mais fino que você puder;
- 2 batatas picadas;
- 1 litro de caldo de legumes que você pode preparar conforme ensinei aqui, mas você não tiver #mimimi com sódio e tal pode dissolver 1 tablete em 1 litro de água fervente;
- 1 xícara de molho béchamel que eu já ensinei aqui, mas se você tiver com muita pressa, tem um pronto de caixinha que engana super, da marca Elegê (esse aqui). Lembrando que é uma dica mesmo, não rolou jabá não viu?
- Sal, noz-moscada e pimenta do reino (usei a branca) de acordo com seu gosto;
- Croutons de pão (pedacinhos de pão torrado);
- 1 xícara de queijo ralado. O que eu acho mais gostoso nessa sopa é o gruyère, mas se você quiser pode usar parmesão ou mozzarella.
Primeiro você vai refogar a cebola na manteiga e no óleo. Usamos os dois porque o óleo ajuda a manteiga a não queimar. Vai mexendo a cebola em fogo baixo até ela dourar. Vai levar de 10 a 15 minutos. Aí você adiciona meia xícara de café de água. Isso vai fazer a cebola murchar bem.
Em seguida acrescente as batatas picadas e o caldo de legumes (1 litro). Tampe a panela e deixe cozinhar até as batatas ficarem bem molinhas.Agora com um amassador de batatas, na própria panela eu dou uma “esmagada” em tudo para ficar uma textura mais cremosinha mas ainda com pedacinhos (você pode usar o mixer, mas não bata muito). Não se preocupe que vc nem vai perceber que está comendo cebola, ela não faz aquele “crec crec” que eu particularmente detesto.
Agora é hora do molho bèchamel. Junte e deixe ferver por 1 minuto. Coloque a sopa em cumbucas, junte os pedacinhos de pão torrados e o queijo por cima e leve ao forno para gratinar (se o forno tiver função grill é bom usar). Eu tenho um segredinho. Deixo só 2 minutos no forno e finalizo com maçarico, assim o pão se mantém crocante.
Simplesmente a sopa mais deliciosa do mundo!
panelaterapia.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário