sábado, 26 de novembro de 2016

6 hábitos que você provavelmente tem e fazem com que seu filho seja gordinho




Já se foi o tempo em que criança gordinha e bochechuda era sinônimo de saúde. Hoje, com os índices alarmantes de obesidade infantil e os riscos de o sobrepeso da infância se estender pelo resto da vida adulta, os médicos alertam desde cedo para os riscos que as crianças correm por estarem acima do peso.
Além dos fatores genéticos, deficiências alimentares durante os primeiros meses de vida e aumento de peso excessivo da mãe durante a gestação, alguns hábitos ruins também estão na lista de fatores que colaboram para a obesidade infantil. O problema é que grande parte deles são motivados pelos próprios pais, que, mesmo sem querer, acabam aumentando os riscos de aumento de peso em seus filhos.

Hábitos que deixam crianças gordinhas

Uso livre do tablet e smartphone

Ver crianças segurando seus tablets e smartphones durante as refeições já se tornou algo corriqueiro. Muitos pais utilizam esses dispositivos tecnológicos para acalmar os filhos ou até mesmo como forma de estimular os pequenos a darem algumas colheradas a mais na comida.
No entanto, deixar as crianças comerem com o celular na mão ou até mesmo assistindo televisão é uma forma de perder o controle sobre o que estão ingerindo. Quando os pequenos estão concentrados em algo que não seja a refeição, acabam perdendo a consciência do quanto comeram e podem exagerar na dose. Por isso, não faça disso um hábito e insista para seu filho deixar os aparelhos de lado na hora da comida.


Doces como recompensa

“Se você comer tudo, terá direito à sobremesa”. Muitas mães já disseram essa frase ao menos uma vez na vida, não é mesmo? Apesar de ser uma ótima forma de barganhar mais colheradas, oferecer doces como recompensa para as crianças, seja por se alimentarem bem ou por cumprirem alguma tarefa, é uma cilada para os hábitos saudáveis e também para o comportamento dos pequenos.
É preciso ensinar aos seus filhos que uma boa alimentação trará recompensas muito mais valiosas, como redução de peso, cabelos e pele saudáveis e mais disposição para praticar esportes.

Comprar lanche todos os dias na cantina

Apesar de as cantinas estarem cada vez mais preocupadas em oferecer um cardápio saudável, as frituras, os alimentos gordurosos e as bebidas açucaradas, como refrigerantes e sucos industrializados, ainda são presença garantida.
Não deixe que seu filho exagere no consumo desse tipo de comida e que a ingestão desses alimentos se torne um hábito diário. Preparar um lanche caseiro e saudável ainda é a melhor opção. Se quiser, libere um único dia da semana para comer algo diferente na cantina.


Comer besteiras ao longo do dia

Além dos maus hábitos, a compulsão alimentar também é um dos fatores que colaboram para a obesidade infantil. Deixar seu filho com acesso liberado à dispensa e à geladeira pode não ser uma boa ideia, principalmente se elas estiverem recheadas de alimentos pouco saudáveis.
Com acesso disponível a essas comidas e snacks, a criança pode passar o dia inteiro beslicando, sem que seus pais percebam, e optar por alimentos que sabotam sua saúde.

Não praticar atividades físicas

O sedentarismo é perigosíssimo para a obesidade infantil, principalmente quando está aliado a uma dieta calórica e pouco nutritiva. Se a família não tiver o hábito de praticar exercícios, é natural que a criança também prefira passar o dia todo no sofá. Nesse caso, é importante dar o exemplo e estimular se filho a fazer atividades que ajudem a queimar gordura e colocar o corpo em movimento.


Refeições mal planejadas

A rotina corrida e cansativa pode sabotar o sonho de uma vida mais saudável, já que as pessoas acabam optando por pratos rápidos, industrializados ou o delivery de comida, que geralmente oferece alimentos gordurosos.
Se você quiser que seu filho perca peso e tenha uma alimentação mais nutritiva, encontre um tempinho na agenda para planejar as refeições e ir até o supermercado fazer compras mais saudáveis. Esse hábito fará toda a diferença para os hábitos alimentares do seu filho.
vix.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário