Com a chegada dos belos dias, chegam também as moscas, pulgões e os pernilongos, insetos sempre prontos para perturbarem as nossas noites e quando estamos ao ar livre. As soluções são muitas, desde as placas clássicas de citronela até as luzes tecnológicas, infrassons e até mesmo aplicativos para smartphones.
Mas, às vezes, apesar de inseticidas e ferramentas diversas, parece que nada é capaz de espantá-los. Tem aqueles que, no entanto, encontram soluções absolutamente natural contra os mosquitos, ou plantas que, além de repelir eficazmente os insetos, também são decorativas, e evita-nos de recorrer a métodos químicos que alem de caros, não são seguros para a saúde.
Na verdade, é bom lembrar, que muitos desses repelentes contêm quantidades significativas de DEET (dietanolamina) que varia de 5% a 25% e existem preocupações importantes sobre os potenciais efeitos tóxicos que essas substâncias podem ter, em longo prazo, especialmente em crianças.
Isso porque, mais uma vez o nosso conselho é usar a mãe natureza e escolher uma solução 100% verde: cultivar uma dessas cinco plantas anti mosquito.
Citronela é uma herbácea perene, sempre verde, nativa da Ásia meridional, é o ingrediente mais natural utilizado na formulação de repelentes anti mosquito. O odor característico da planta é capaz de mascarar odores atrativos produzidos pelo nosso corpo, dificultando ao inseto de nos encontrar.
Se cultivadas no jardim ou perto da entrada, devem ser plantadas atrás de pequenas flores e arbustos ornamentais. Em lojas de jardinagem normalmente podemos encontrar pequenos vasos de plantas pronto, mas tenham cuidado ao comprar Cymbopogon nardus ou Cymbopogon winterianus.
Muitas vezes, as que são vendidas não são verdadeiras plantas de citronela e suas capacidade repelentes não são comparável à da planta original.
A Monarda é uma planta perene, nativa e originária da América setentrional. Muito fácil de crescer, tem uma grande capacidade de adaptação e tem propriedades parecidas com a da citronela. Emana, de fato, um cheiro forte semelhante ao incenso, confundindo os mosquitos.
A Monarda cresce rapidamente e prefere exposição direta ao sol; Também é muito durável e tolera os períodos de seca.
As folhas, quando secas, podem ser usadas para fazer um excelente chá ou utilizadas em saquinhos.
A Calêndula é normalmente cultivada como planta ornamental, por causa das flores coloridas , mas exala um cheiro forte muito desagradável para os mosquitos e para muitos jardineiros.
A Calêndula prefere exposição direta ao sol e um solo bastante fértil. Se cultivadas em vasos, podem ser colocados em áreas estratégicas como a entrada da casa ou parapeito.
Ao gênero Ageratum pertence cerca de sessenta espécies, incluindo plantas anuais e perenes, todas originárias da América setentrional. A sua capacidade repelente, é devida à presença de cumarina, uma substância que é desagradável aos mosquitos.
Agerato é facilmente reconhecida por causa de suas flores azuis, embora no mercado possamos encontrar espécies de floração rosa, branco ou roxo. Esta planta prefere exposição ao sol pleno e não requer terra particularmente fértil.
Finalmente a erva Catária (erva dos gatos) não imaginamos mas, é um repelente natural e eficaz. Um estudo realizado no ano passado pelos entomologistas de Iowa State University, diz que esta planta é dez vezes mais eficaz do que DEET contidos em repelentes químicos.
A erva dos gatos é fácil de crescer e exige pouco cuidado. A sua capacidade repelente pode ser ampliada se utilizada diretamente na pele. Obviamente, se você tem um gato, considere a escolha de outra planta anti mosquito.
Assim, graças às essas plantas, simples de cultivar, esse verão vocês poderão dormir tranquilos.
casafa.net
Nenhum comentário:
Postar um comentário