terça-feira, 10 de maio de 2016

Duas massas polares chegam ao Brasil até o dia 18


Duas frentes frias vão dar muito trabalho para os meteorologistas nos próximos 15 dias. As duas estarão associadas a fortes massas de ar frio polar que vão esfriar várias áreas do Brasil.
A primeira frente fria terá um deslocamento muito rápido no decorrer da semana. Até a noite desta terça-feira, 10 de maio, esta frente fria já estará na divisa do Paraná, com Mato Grosso Sul e São Paulo e até a noite do sábado, 14 de maio, já estará na região de Salvador. Os efeitos desta frente fria deve ser sentidos até na região do litoral de Alagoas.
A segunda frente fria deve chegar ao sul da Argentina no dia 14 de maio e também deve se deslocar rapidamente chegando ao Rio Grande do Sul entre a tarde e noite do dia 15 de maio. Esta frente fria deve avançar pelo litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro durante o dia 17 de maio.

Além de chuva, estas frentes frias trazem massas polares fortes, mas o resfriamento sobre o Brasil não será igual ao observado na última semana de abril. A primeira massa polar terá um deslocamento sobre o mar, o que reduz seu potencial de frio sobre o continente. O frio deste sistema começa a ser sentido no Sul no dia 12 de maio.


O frio da segunda massa de ar polar só começará a ser sentido com força no Brasil por volta do dia 18 de maio. Por causa da forma de deslocamento desta massa polar, o ar frio tem maior chance de chegar  ao interior do Centro-Oeste e do Sudeste


climatempo.com.br

Um comentário:

  1. A meteorologista Josélia Pegorim explica como será o deslocamento destas massa polares e os efeitos sobre o Brasil. Veja o vídeo: https://www.youtube.com/watch?time_continue=191&v=tzlsrrZBU4M

    ResponderExcluir